Topo

Alunos ligaram de dentro de armários para avisar TV sobre tiroteio nos EUA

Frente da escola Taft Union High School, em Taft, na Califórnia - Reprodução/Google
Frente da escola Taft Union High School, em Taft, na Califórnia Imagem: Reprodução/Google

Fábio Luís de Paula

Do UOL, em São Paulo

10/01/2013 17h29Atualizada em 10/01/2013 19h28

Alunos do colégio Taft Union High School na cidade de Taft, na Califórnia (EUA), onde duas pessoas foram atingidas em um tiroteio na tarde desta quinta-feira (10), ligaram para repórteres de dentro de armários da escola, diz a emissora de TV americana "23ABC News".

De acordo com a TV, eles estavam escondidos e passaram informações sobre o tiroteio para a equipe de reportagem da rede.

O atirador foi detido cerca de 20 minutos depois do tiroteio, que aconteceu por volta das 15h no horário de Brasília (9h00 no horário local), diz nota do "Huffington Post". O tiroteio teria acontecido no prédio de Ciências, aponta a ABC.

O porta-voz da polícia do condado de Kern, Ray Pruitt, disse à agência AP (Associated Press) que a polícia suspeita que o atirador seja um dos estudantes da escola e que a arma usada por ele foi uma escopeta - arma geralmente utilizada para caça.

  • Arte UOL

    Mapa mostra localização da cidade de Taft (EUA)

A primeira vítima teve ferimentos leves e recusou tratamento médico, enquanto a segunda foi levada para o hospital Kern Medical Center, de acordo com informações da imprensa americana. A rede de TV ABC disse que a segunda vítima foi resgatada de helicóptero. Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

Os estudantes evacuaram as salas de aula e foram para o campo de futebol americano da escola. Os pais foram avisados e chamados para buscarem seus filhos.

Ainda de acordo com a imprensa internacional, a escola teria mais de 900 alunos e a polícia está inspecionando sala por sala para se certificar de que a escola estava segura e de que não havia mais vítimas.

Não foi esclarecido ainda detalhes como a identidade do atirador ou o motivo do tiroteio.

A cidade de Taft fica a 193 km ao norte da cidade de Los Angeles, em San Joaquin Valley, e tem cerca de 9.500 habitantes. As instalações do colégio Taft Union, fundado em 1912, foram usadas como cenário da comédia "A Última Chance" (The Best of Times, em inglês) de 1986, estrelada pelos atores Robin Williams e Kurt Russel.

Massacre de Newtown

No dia 14 de dezembro outro tiroteio abalou os Estados Unidos: Adam Lanza, 20, invadiu a escola primária Sandy Hook, na cidade de Newtown, em Connecticut, e deixou 26 mortos, dos quais 20 eram crianças. Ele se matou depois do massacre e a polícia ainda investiga os motivos que o levaram a cometer tal atrocidade.

A tragédia chocou os Estados Unidos e o mundo. O presidente do país, Barack Obama, se emocionou durante pronunciamento no dia do tiroteio: "Meu coração está despedaçado, não só como presidente, mas também como pai", disse.

Além disso, o tiroteio retomou o debate sobre armas nos Estados Unidos. Muitas veículos de imprensa, artistas e outros se posicionaram sobre o assunto, incitando ainda mais a polêmica.

Este foi o segundo maior massacre da história do país, com menos mortos apenas que o atentado que matou 32 pessoas na Virginia Tech em 2007. O suspeito teria entrado na escola com duas armas, que já foram recolhidas pelos policiais. Uma delas, de acordo com a AP, seria um rifle calibre 223.