Topo

Boeing sofre acidente no aeroporto de San Francisco, nos EUA; dois morrem

Do UOL, em São Paulo

06/07/2013 16h16Atualizada em 06/07/2013 21h02

Um avião modelo Boeing 777, operado pela companhia sul-coreana Asiana Airlines, sofreu um acidente ao fazer um pouso no Aeroporto Internacional de San Francisco, nos Estados Unidos, por volta de 15h30 (horário de Brasília, 11h30 na hora local) deste sábado (6). Fontes do Corpo de Bombeiros confirmaram que duas pessoas morreram e entre 73 e 103 ficaram feridas, a maioria sem gravidade.

O voo, número 214, saiu de Seul, na Coreia do Sul, com destino a San Francisco. Entre os passageiros, 141 eram chineses, 77 sul-coreanos e 61 norte-americanos.

Boeing 777 sofre acidente ao aterrissar em San Francisco (EUA)

A companhia aérea informou que 307 pessoas estavam a bordo --291 passageiros e 16 tripulantes. Muitos passageiros sofreram queimaduras e foram levados a hospitais da região.

Em entrevista coletiva, Edwin Lee, prefeito de San Francisco afirmou que nove hospitais da região estão tratando os feridos.

Joanne Hayes-White, chefe dos bombeiros de San Francisco, disse que três batalhões do Corpo de Bombeiros foram envolvidos no salvamento. Segundo White, 48 feridos foram hospitalizados.

Entre as pessoas que estavam a bordo, 190 conseguiram deixar o avião sozinhas e receberam os primeiros socorros. Destes, 82 ainda devem ser levados a hospitais. “Quando chegamos, os escorregadores dos aviões já tinham sido acionados, e muitas pessoas já estavam no chão, aguardando o resgate.”

O FBI (a polícia federal norte-americana) assumiu as investigações do acidente, mas descarta a hipótese de terrorismo. “Não há nenhum sinal de terrorismo. Estamos trabalhando em proximidade com o NTSB (National Transportation Safety Board, órgão independente que investiga acidentes nos EUA)”, disse o agente David Johnson, do FBI.

  • Imagem mostra coluna de fumaça de incêndio que teria sido provocado após acidente durante aterrissagem no aeroporto de San Francisco, nos EUA

O voo 214 deixou o Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, na manhã deste sábado e voou 10 horas e 23 minutos até chegar a San Francisco.

  • Imagem aérea mostra destruição do avião da Asiana Airlines que sofreu acidente durante aterrissagem no aeroporto de San Francisco, nos EUA

Uma testemunha informou à televisão KTVU, afiliada da Fox em San Francisco, que a aeronave estava no solo quando a cauda teria se partido. Após cerca de um minuto de oscilações, diz a testemunha, o avião parou fora da pista, mas muita fumaça começou a sair dele. Minutos depois, bombeiros chegaram ao local e dispararam um pó branco para conter o incêndio. Por volta de 17h, o fogo foi extinto.

Um passageiro postou uma foto do avião, após o acidente, na rede social Path. Ele também relatou que a cauda do avião rompeu após o pouso e disse que a maioria dos passageiros aparentava estar bem.

  • Um dos passageiros do 777 que sofreu acidente em San Francisco usou a rede social Path para postar uma foto do avião e avisar à família e aos amigos que estava bem

A companhia sul-coreana informa, em seu site, que possui 12 Boeings 777, com capacidade entre 246 e 300 passageiros.

San Francisco é uma das mais importantes cidades da Califórnia, o Estado mais populoso dos EUA, e recebe muitos voos oriundos da Ásia. O terminal fica a cerca de 20 quilômetros da área urbana de San Francisco. (Com Reuters)