Topo

EUA monitoraram telefonemas de 35 líderes mundiais

Do UOL, em São Paulo

24/10/2013 16h39

A NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) monitorou telefonemas de 35 líderes mundiais após um funcionário de outro departamento do governo americano fornecer os números de contato, de acordo com informações fornecidas pelo  ex-analista de segurança Edward Snowden ao jornal "The Guardian", e publicadas nesta quinta-feira (24). Os políticos não tiveram seus nomes divulgados.

De acordo com os documentos, a NSA encorajou altos funcionários de departamentos clientes, como a Casa Branca e o Pentágono, a compartilhar os números telefônicos de políticos estrangeiros.

Segundo o memorando divulgado por Snowden, um funcionário entregou à agência 200 contatos, inclusive os de 35 líderes mundiais, prontamente grampeados pela NSA.

Alvos de espionagem

Telefonemas, e-mails e IPs de computadores de Dilma e seus assessores
Rede privada de computadores da Petrobras
Telefonemas e e-mails do Ministério de Minas e Energia

As revelações aumentam as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e seus aliados, depois que a chanceler alemã, Angela Merkel, acusou na quarta-feira (23) o governo americano de grampear seu telefone celular privado.

A Casa Branca afirmou que "não monitora nem irá monitorar" as comunicações da líder alemã. Berlin, porém, não considerou a afirmação suficiente, já que os EUA não negaram ter monitorado a chanceler no passado.

Documentos vazados mostram que, além da Alemanha, órgaõs de França, México e Brasil -- inclusive a presidente Dilma Rousseff --foram espionados.