Topo

Equipes de resgate podem injetar ar na balsa para manter possíveis sobreviventes

Apenas uma parte do casco da balsa Sewol está visível fora da água, mas as equipes de resgate têm esperança de encontrar sobreviventes presos dentro da embarcação - Issei Kato/ Reuters
Apenas uma parte do casco da balsa Sewol está visível fora da água, mas as equipes de resgate têm esperança de encontrar sobreviventes presos dentro da embarcação Imagem: Issei Kato/ Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 16h50Atualizada em 17/04/2014 20h13

Com mais de 270 passageiros ainda desaparecidos, após o naufrágio da balsa Sewol na terça-feira (15) (dia 16, fuso local), as autoridades estudam a possibilidade de injetar ar dentro da embarcação para aumentar as chances de possíveis sobreviventes. A estratégia pode ser colocada em prática ainda nesta sexta-feira (18). A balsa transportava 475 passageiros, sendo 325 estudantes do ensino fundamental e médio, que saíam para uma viagem de quatro dias com professores.

A balsa afundou a 20 km da costa sudoeste da Coreia do Sul, no Mar Amarelo. Até o momento, 179 pessoas foram resgatadas. O total de mortos está em 25.

As equipes de resgate já tentaram entrar no navio oito vezes, mas ainda sem sucesso. A baixa temperatura da água, em torno de 10°C, as correntes e fortes ventos estão impedindo o trabalho dos mergulhadores das Forças Especiais da Coreia do Sul, marinheiros e profissionais. A operação conta com 500 mergulhadores e 170 navios, segundo informações oficiais.

Vários pais de estudantes que estavam a bordo da embarcação receberam mensagens SMS na hora do acidente. Algumas, dizem os familiares, poderiam indicar que as crianças ainda estão vivas a bordo da balsa.

“Não tenho conexão de internet. Então estou mandando um SMS”, diz uma das mensagens de texto enviadas, segundo a rede americana CNN. “Há poucas pessoas no navio, não consigo ver nada, está tudo escuro. Tem alguns homens e algumas mulheres aqui e as mulheres estão gritando”.

Apenas uma pequena parte da balsa permanece para for a da água, mas a esperança dos mergulhadores é que bolsões de ar isolados dentro da balsa estejam mantendo os passageiros vivos.

“Pelas imagens pode-se ver claramente algumas áreas que não foram inundadas”, afirmou Mike Dean, vice-diretor da Marinha dos Estados Unidos, em entrevista à CNN.

"Portanto, pode haver áreas na balsa com ar para manter sobreviventes. O problema agora é que a temperatura baixa da água torna o interior muito frio”, afirmou.

“O problema é como os mergulhadores conseguiriam trazer os sobreviventes para a superfície. Esse será um desafio enorme”.

Nesta quinta-feira (17), o presidente americano Barack Obama mostrou-se consternado com o naufrágio, durante encontro com jornalistas na Casa Branca.

Ainda não se sabe o que teria levado a balsa Sewol a afundar. Especialistas ouvidos até agora indicam que poderia haver problemas com uma das comportas, que teria levado a uma grande inundação. Algumas autoridades sul-coreanas chegaram a mencionar a possibilidade de a embarcação ter efetuado uma manobra rápida, o que teria deslocado a carga a bordo a ponto de desequilibrar o barco.