Topo

Sobe para 28 o número de mortos em naufrágio na Coreia do Sul

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 10h40

O número de mortes confirmadas no naufrágio da balsa Sewol, ocorrido na Coreia do Sul na noite de terça-feira (15) --dia 16 no fuso local--, subiu para 28 nesta sexta-feira (18). Ainda há 268 pessoas desaparecidas, e outras 179 foram resgatadas com vida. A balsa, que levava 475 passageiros, naufragou a 20 km da costa.

O Ministério Público sul-coreano pediu hoje a prisão preventiva do capitão Lee Joon-seok, responsável pelo comando da balsa. Ordens de prisão também foram emitidas para outros dois membros da tripulação.

Os promotores dizem acreditar que tanto o capitão como os dois tripulantes infringiram a lei ao abandonar a embarcação no início do resgate, sem levar em conta a segurança dos 475 passageiros a bordo.

 "Não está claro onde [o capitão] estava quando aconteceu o acidente, mas é certo que ele não estava na cabine de controle", afirmou nesta sexta o promotor Jae-Eok Park. Quem estava ao leme era um suboficial. "Era o terceiro-tenente que estava no comando no momento do acidente", declarou o procurador-geral Park Jae-eok, em entrevista coletiva.

Diante da revolta dos familiares dos estudantes a bordo, o capitão chegou a pedir desculpas. "Sinto muito, não tenho palavras", afirmou Lee Joon-seok.

A empresa que opera a balsa Sewol, a Chonghaejin Marine Co., informou que o capitão, de 69 anos, tem muitos anos de experiência e percorria há oito anos o trajeto da cidade de Incheon até a ilha de Jeju, onde ocorreu a tragédia. A viagem dura 14 horas.

A promotoria está investigando as razões para a manobra rápida efetuada pela embarcação, pouco antes de começar a se inclinar, e se uma ordem para evacuar o barco mais rapidamente dada pelo capitão teria salvo mais vidas.

A investigação está sendo conduzida por uma equipe formada por policiais e membros do Ministério Público, informou a Guarda Costeira à agência de notícias AFP.

Suicídio

O coordenador da escola Danwon, de onde 325 estudantes saíram para a viagem na balsa que afundou, foi encontrado morto nesta sexta-feira (18). Ele se enforcou em uma árvore, segundo informações da polícia local.

Kang Min Kyu, 52, estava a bordo da balsa Sewol, junto a outros professores e os alunos, quando a embarcação naufragou. O coordenador estava entre os primeiros passageiros resgatados pelas equipes que chegaram ao local, após a balsa emitir pedido de socorro.

Kang Min Kyu teria usado um cinto para se enforcar em uma árvore perto de um ginásio em Jindo, onde os familiares dos passageiros estão acampados. A polícia não informou se ele deixou um bilhete explicando as razões de sua morte.