Topo

Piloto faz pouso de emergência nos EUA após fumaça tomar interior de avião

Do UOL, em São Paulo

19/09/2014 18h51

Um piloto da JetBlue precisou realizar um pouso de emergência depois que o interior da aeronave ficou cheio de fumaça, quinze minutos após decolar do aeroporto de Long Beach, na Califórnia (EUA), na quinta-feira (18).

O voo 1416 já estava sobre o oceano com destino a Austin, no Texas, quando a turbina direita teve um problema e começou a soltar a fumaça que entrou no avião. Os 147 passageiros precisaram respirar através de máscaras de oxigênio, como mostra um vídeo gravado dentro do avião.

Segundo a rede de TV americana "CNN", houve uma explosão na turbina e o avião precisou retornar ao aeroporto de Long Beach. Os passageiros e tripulantes precisaram sair da aeronave escorregando em rampas infláveis. Quatro pessoas ficaram feridas e uma foi levada para o hospital.

“Eu apenas estou feliz por estar vivo. E acho nunca mais vou fazer mal para ninguém”, disse à "CNN" Jarrod West, que saiu do avião escorregando pela rampa de emergência abraçando seu cão da raça chihuahua.

Passageiros relataram que várias pessoas ficaram nervosas e choraram durante o episódio. Muitos se assustaram pois, com a entrada da fumaça densa no interior da aeronave, nem todas as máscaras de oxigênio caíram automaticamente, e os tripulantes precisaram derrubá-las manualmente.

Ainda assim, houve quem não ficasse nervoso e até gravasse a cena, como retratado no vídeo.

Os passageiros que ainda quiseram continuar a viagem para Austin foram realocados pela JetBlue para um avião maior.