Topo

Veja quem são as jovens mulheres que fugiram para o Estado Islâmico

Kadiza Sultana, Amira Abase e Shamima Begum, que fugiram para a Síria em fevereiro - EFE
Kadiza Sultana, Amira Abase e Shamima Begum, que fugiram para a Síria em fevereiro Imagem: EFE

Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 06h00

O recrutamento de adolescentes ocidentais se tornou uma das maiores armas do Estado Islâmico para aumentar seu contingente no Iraque e na Síria e estimular os próprios guerrilheiros, que têm nas jovens mulheres, potenciais esposas, uma motivação para continuar na batalha.

Casos como o das três britânicas que fugiram para a Síria em fevereiro ilustram que a estratégia dos terroristas tem sido bem-sucedida. Relembre algumas histórias que atraíram a atenção do mundo para a questão.

Kadiza Sultana, Shamima Begum e Amira Abase
As britânicas Kadiza, de 16 anos, Shamima, 15, e Amira, 15, foram alvo de grande repercussão no último mês de fevereiro, quando as jovens moradoras de Londres pegaram um voo para Istambul, na Turquia, de onde teriam fugido para a Síria. Eram vistas pelas colegas de classe como estudiosas, debatedoras e motivadas antes de se radicalizarem. As três chegaram a ser ouvidas em dezembro pela polícia britânica após o desaparecimento de uma de suas colegas de sala na Bethnal Green Academy, que também teria se juntado ao EI. Criticada pelas famílias, a Scotland Yard se defendeu e disse que não havia indícios, na época, de que elas poderiam seguir o mesmo caminho.

Sabina Selimovic e Samra Kesinovic

Sabina Selimovic e Samra Kesinovic, adolescentes austríacas que fugiram para o Estado Islâmico - Interpol - Interpol
Sabina Selimovic e Samra Kesinovic
Imagem: Interpol

As amigas Samra, 16, e Sabina, 15, austríacas de ascendência bósnia, chocaram o país europeu ao fugir de casa em abril do ano passado para lutar na “guerra santa” na Síria, dizendo aos pais, logo após chegarem ao califado, que eles não as procurassem. “Nós serviremos a Alá e morreremos por ele”, escreveram. Antes disso, já davam mostras de radicalismos na escola, escrevendo mensagens de amor à Al Qaeda e citando a “guerra santa”. Viraram um dos primeiros símbolos do recrutamento do EI e acabaram inspirando, com a ajuda da propaganda do grupo, outras garotas a seguir o mesmo caminho.

Aqsa Mahmood

Aqsa Mahmood, jovem britânica que se tornou uma das maiores recrutadoras do Estado Islâmico - Reprodução - Reprodução
Aqsa Mahmood
Imagem: Reprodução

A jovem de 19 anos estudou em escolas privadas e ajudava a cuidar dos irmãos mais novos e dos avós na Escócia, onde vivia. Ela ouvia Coldplay, lia os livros de Harry Potter e aspirava ser farmacêutica ou médica. Isso até deixar a cidade de Glasgow rumo à Síria, em novembro de 2013, onde o Estado Islâmico já começava a conquistar territórios. Hoje casada com um jihadista, Mahmood adota o nome de Umm Layth (“mãe do leão”) e é apontada como das recrutadoras mais ativas de jovens mulheres para o Estado Islâmico por meio das redes sociais, como ocorreu no caso das três adolescentes britânicas. Além disso, incita ataques terroristas contra outros países ocidentais. Sua família se diz “cheia de horror e raiva” de Mahmood e já a chamaram de "desgraça". O blog de Mahmood, "O diário de Mujaira", se tornou um dos principais instrumentos da propaganda feminina do EI.

Umm Haritha

Umm Haritha (à dir.), canadense que se juntou ao Estado Islâmico - Reprodução - Reprodução
Umm Haritha (à dir.)
Imagem: Reprodução

“Eu era achincalhada em público, as pessoas me empurravam e me diziam para voltar ao meu país. Falavam comigo como se tivesse problemas mentais ou não entendesse inglês. A vida era degradante”, disse Umm Haritha, relatando à TV canadense "CBC" os motivos que a fizeram fugir para a Síria no fim de 2013, quando tinha 20 anos. A mulher, que não revelou seu antigo nome e não teve a identidade confirmada, teria concedido essa entrevista por mensagens de texto em julho de 2014, um caso raro de integrante do Estado Islâmico que falou publicamente com a imprensa ocidental. Ela contou ter mudado para o Canadá ainda criança e viveu na América do Norte por 14 anos, onde teve uma vida “normal”, de “classe média”. A hostilidade no país começou, segundo ela, quando passou a usar um véu que só deixava seus olhos à mostra. Quatro meses depois, foi para a Síria, onde casou com um jihadista. Na entrevista, ela contou que estava morando em uma casa reservada a viúvas, em Manbij, após a morte do guerrilheiro com quem casou. Ela também é atuante nas redes sociais, exaltando a vida no califado.

Khadijah Dare

Khadijah Dare e o sueco, Abu Bakr, seu marido; ambos são guerrilheiros do Estado Islâmico - Reprodução - Reprodução
Khadijah Dare e o sueco Abu Bakr, seu marido
Imagem: Reprodução

Nascida no Reino Unido, Dare –nome que usou depois de se converter ao Islã, aos 18 anos– gostava de assistir a futebol na TV e amava a comida feita pela mãe. Amigos diziam que ela era “doce”, dedicada aos estudos de comunicação, cinema, psicologia e sociologia. Era uma adolescente popular. Chegando à fase adulta, no entanto, ela começou a usar um véu que cobria todo o rosto e disse que ouvia comentários do tipo “volte para seu país”, apesar de ter nascido naquela mesma cidade. Em 2012, ela deixou Londres com os dois filhos pequenos e foi para a Síria se juntar aos jihadistas que combatiam na Guerra Civil, casando com um guerrilheiro de origem sueca chamado Abu Bakr. Com o advento do Estado Islâmico, ela se tornou uma figura notória ao tuitar, no ano passado, que “gostaria de ser a primeira ocidental a matar um americano ou britânico”, na esteira da morte do jornalista James Foley, degolado pelos terroristas. Também publicou uma foto de um de seus filhos manejando uma metralhadora. Recrutadora do Estado Islâmico, de quem faz muita propaganda online, a jovem de 22 anos é hoje um dos principais alvos da inteligência britânica, segundo o jornal “Mirror”.

Nora el-Bathy
Aos 15 anos, a jovem que queria ser médica deixou a casa dos pais em Avignon, na França, para ir à escola. Em vez disso, retirou 550 euros de sua poupança, pegou um voo para a Turquia e chegou à Síria para se juntar ao Estado Islâmico. Antes disso, havia aberto uma conta alternativa no Facebook onde se conectava aos jihadistas e postava mensagens desejando a morte “em nome de Alá”. Os pais, muçulmanos praticantes, mas não radicais, entraram em choque. Meses depois, seu irmão, Fouad, ex-soldado do Exército francês, foi à Síria e a encontrou, magra, doente e arrependida por viver cuidando de crianças órfãs, sem ver a luz do dia, cercada por homens armados. A família luta para resgatar Nora, mas ainda não obteve sucesso.

Salma e Zahra Halane

As gêmeas Zahra e Salma Halane, que aos 16 anos deixaram a Grã-Bretanha e fugiram para a Síria para se juntar ao Estado Islâmico - Reprodução - Reprodução
Salma e Zahra Halane
Imagem: Reprodução

Durante uma noite em julho de 2014, as gêmeas de 16 anos, descendentes de refugiados da Somália no Reino Unido, fugiram de casa, da escola e da vida normal de adolescentes para se juntar ao EI. Hoje, ambas estariam casadas com guerrilheiros. Em uma conta social que supostamente pertence a Zahra, ela aparece inteiramente coberta com véu e com uma metralhadora AK-47 em frente a uma bandeira do grupo. Em outra postagem, ela lamenta ter perdido seu animal de estimação, posto para fora pelo marido.

Tareena Shakil

Tareena Shakil, britânica que fugiu para a Síria para se juntar ao Estado Islâmico; arrependida, voltou ao país de origem e foi presa - Reprodução - Reprodução
Tareena Shakil
Imagem: Reprodução

De uma família muçulmana não radical, a inglesa, formada psicológa, cresceu ouvindo música pop e assistindo a seriados. Mãe solteira, mudou seu nome para Tameena al Amirah no ano passado, quando tinha 25 anos, e deixou o Reino Unido em outubro, dizendo que havia se “radicalizado”. Fugiu para a Síria com o filho de 17 meses em busca de um marido para viver sob a lei sharia. Ela, no entanto, teria se desesperado ao descobrir que precisaria casar com um combatente que havia perdido uma perna. Conseguiu fugir de volta para a Turquia, onde foi presa. Liberada, Shakil pegou um voo de volta ao Reino Unido e foi novamente detida, pela acusação de sequestrar o próprio filho e colocá-lo em risco.

Yusra Hussien e Samya Dirie

Yusra Hussien, adolescente britânica que se juntou ao Estado Islâmico - Interpol - Interpol
Yusra Hussien
Imagem: Interpol

Em setembro do ano passado, Yusra, 15, e Samya, 17, deixaram as famílias em Londres para trás para fugir para a Síria. A primeira –apontada pelos parentes como uma adolescente “típica”, inteligente, que gostava de jogar tênis de mesa e andar de bicicleta– desapareceu após ter ido para a escola. Ela teria se juntado na fuga à segunda, que contou aos pais, um casal de origem somali, que chegaria tarde de uma viagem. Não se sabia, à época, como as duas haviam se conhecido, e as famílias de ambas fizeram vários apelos para que voltassem para a casa, sem sucesso. A suspeita era que elas haviam se radicalizado a partir do contato online com guerrilheiros. Yusra e Samya chegaram a contatar conhecidos dias depois, mas se limitaram a dizer que estavam “bem”, sem especificar o local onde se encontravam. Amigos de Ysura disseram à BBC em fevereiro que ela teria entrado novamente em contato, dizendo que havia casado.

Sarah O.
A alemã de 15 anos não voltou para a casa após a escola em um dia de outubro de 2013, seguindo para a Síria. Tempos depois, postou fotos nas redes sociais carregando metralhadoras e usando burca. Segundo ela, estava passando por um treinamento, aprendendo a atirar e ouvindo palestras. “Por sinal, me juntei à Al Qaeda”, contou. De origem argelina, Sarah ligou semanas depois para o pai pedindo autorização para casar com um guerrilheiro do EI. Ele negou, mas a alemã permaneceu na Síria e casou com o jihadista em janeiro do ano passado.

Fatma B.
Ao lado da irmã mais velha Armine, a jovem alemã se uniu a um grupo radical islâmico na cidade de Bismarckviertel durante a adolescência. Aos 16 anos, quis se casar com um marroquino que conheceu na internet, mas a família não deixou. Contrariada, ela fugiu para a Síria em dezembro de 2013. O pai, Hamdi, e a própria Amine conseguiram encontrá-la um mês depois e a convenceram a voltar para casa. O alívio dos familiares durou pouco tempo: Fatma fugiu de novo para a Síria onde, segundo as autoridades alemãs, casou com um jihadista. (Com BBC, "Daily Mail", "CBC", "Independent", "The Guardian", "The Mirror", "The New York Times" e "Der Spiegel")