Topo

EUA e Cuba reabrirão embaixadas em 20 de julho

Yamil Lage/ AFP
Imagem: Yamil Lage/ AFP

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 11h44

O chefe da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, Jeffrey DeLaurentis, entregou nesta quarta-feira (1º), em Havana, uma carta do presidente Barack Obama a seu colega Raúl Castro na qual propõe reabrir as embaixadas a partir de 20 de julho, informou a Chancelaria cubana.

Na carta, recebida pelo vice-chanceler Marcelino Medina, Obama "confirma a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e abrir missões diplomáticas permanentes nas respectivas capitais, a partir de 20 de julho de 2015", afirmou a Chancelaria em seu site.

Barack Obama anunciou nesta quarta-feira o restabelecimento das relações diplomáticas com Cuba, rompidas há 54 anos, o que constituirá um dos gestos mais importantes de seu mandato em termos de política externa.

O anúncio, que incluiu a reabertura das embaixadas nos dois países, era esperado desde que Washington retirou Havana, no fim de maio, da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo.

Desde 1977, os dois países são representados por Seções de Interesse em Washington e em Havana, encarregadas principalmente de tarefas consulares.

Faltando 18 meses para concluir seu segundo mandato, o 44° presidente dos Estados Unidos pretende consolidar esta grande iniciativa de política externa, que é apoiada por uma ampla maioria de americanos. Existe a possibilidade de Obama visitar Cuba em 2016.