Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha prorroga estado de emergência no país até pelo menos 13 de maio

Ruas de Madri, na Espanha, durante pandemia causada pelo novo coronavírus - Miguel Pereira / Getty Images
Ruas de Madri, na Espanha, durante pandemia causada pelo novo coronavírus Imagem: Miguel Pereira / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 14h36

Diante da pandemia do novo coronavírus, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, anunciou hoje que pedirá a prorrogação por mais 15 dias do estado de emergência do país.

"Optamos por esse caminho de fases espaçadas em duas semanas, porque entendemos que é a capacidade de se adaptar à realidade epidemiológica em cada um dos territórios. É simples assim", considerou Sánchez.

Desta forma, o rigoroso confinamento adotado pelo país será flexibilizado gradualmente e em velocidades diferentes de acordo com a evolução do vírus em cada localidade.

"No final de junho, estaríamos como um país nessa nova normalidade, se a evolução da epidemia for controlada em cada um dos territórios", disse. Sánchez também explicou que a desescalada da Espanha durará entre seis e oito semanas.

A Espanha registrou 301 mortes nas últimas 24 horas por coronavírus, o que eleva o total de óbitos no país a 23.822, anunciou hoje o ministério da Saúde.

Terceiro país com o maior número de mortes pela covid-19, atrás dos Estados Unidos e da Itália, a Espanha registra o quinto dia consecutivo com menos de 400 mortes em 24 horas. Ontem o país anunciou 331 óbitos.