Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Diretora da Opas cita São Paulo como caso preocupante na América

Carissa Etienne, diretora da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) - Divulgação / Opas
Carissa Etienne, diretora da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) Imagem: Divulgação / Opas

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 13h13

Avaliando a evolução da pandemia do novo coronavírus na América, a diretora da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e Regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para as Américas, Carissa Etienne, falou sobre os desafios de cada país atualmente em coletiva de imprensa transmitida nas redes sociais.

O Brasil, acompanhado dos Estados Unidos, Canadá, Equador, Peru, Chile e México, está entre os países que mais preocupam a organização.

"Esse é um indicador preocupante que nos diz que a transmissão ainda é muito alta nesses países e que eles devem implementar toda a gama de medidas de saúde pública disponíveis - testes extensivos, rastreamento de contatos, casos isolados e, claro, distanciamento social", considerou Etienne.

Demonstrando ainda mais apreensão com o país, a diretora da entidade citou São Paulo e Manaus como algumas das cidades que estão enfrentando surtos do vírus.

Sobre a transmissão comunitária, Etienne ainda disse: "Existe uma preocupação crescente com o fato de mais casos serem relatados em cidades menores, onde a capacidade hospitalar é limitada".

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o estado de São Paulo acumula 32.187 casos e 2.654 mortes, já o Amazonas tem 7.242 casos e 584 óbitos. Subiu para 7.321 o número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil. No total, o país chegou a 107.780 casos oficiais de infectados pela covid-19.

1,4 milhão de casos na América

Carissa Etienne começou a coletiva de imprensa de hoje relembrando a marca de três meses desde que foram relatados os primeiros casos da covid-19 no continente. Com isso, a diretora da Opas ressaltou que, até ontem, a América acumulava mais de 1,4 milhão de casos confirmados e 79.590 mortes causadas pelo novo coronavírus.

"Três meses é muito tempo e há um crescente debate sobre quando os países podem começar a reabrir, facilitar o distanciamento social e retomar as atividades regulares", começou dizendo Etienne.

"Aprendemos muito sobre a covid-19 com as experiências de países em todo o mundo. Devemos usar o que aprendemos e os dados que reunimos para fazer escolhas inteligentes que impactarão a próxima fase da pandemia", acrescentou.

Por fim, a diretora da Opas recomendou cautela, pediu que as decisões políticas sejam baseadas em dados e disse que flexibilizar as restrições muito cedo pode acelerar a propagação do vírus e "abrir a porta para um aumento dramático".