Topo

Esse conteúdo é antigo

Uruguai aumenta controle em cidades da fronteira com o Brasil

Ponte de passagem na fronteira do Brasil com o Uruguai, pelas cidades de Jaguarão e Rio Branco -- que vão ser impactadas com as medidas - Sinpef-RS
Ponte de passagem na fronteira do Brasil com o Uruguai, pelas cidades de Jaguarão e Rio Branco -- que vão ser impactadas com as medidas Imagem: Sinpef-RS

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 09h38Atualizada em 06/05/2020 09h56

O governo do Uruguai anunciou que vai aumentar as medidas e protocolos sanitários em cidades fronteiriças com o Brasil para evitar o avanço do coronavírus. O país tomou a decisão após o aumento no número de casos e mortes do lado brasileiro.

Ontem, o secretário da Presidência do Uruguai, Álvaro Delgado, disse que o governo vai aumentar os controles nas fronteiras, o número de testes e que implantará um protocolo. Cidadãos de ambos os lados deverão usar máscaras e manter os hábitos de higiene para evitar o contágio.

"O Presidente da República instruiu todos os ministros a aprofundar a presença permanente na fronteira. Um protocolo será feito e diretrizes serão dadas para cidades binacionais", disse Delgado após reunião com ministros do Interior e da Saúde, do chanceler uruguaio e do diretor dos serviços de saúde.

Delgado também ressaltou que o Uruguai procura "trabalhar com maior coordenação com os sistemas de saúde brasileiros".

"No lado uruguaio, tanto no sistema público quanto no privado, existe um protocolo rigoroso. Também é verdade que há transferência aqui, porque existem pessoas que trabalham de um lado e vivem do outro", disse o secretário.

Na Ponte Internacional de Concórdia foi instalado um sistema de desinfecção de calçados para quem passa. A temperatura corporal também é medida por agentes.

Segundo o jornal El País, nas cidades fronteiriças de Rivera, Artigas e Rio Branco não têm casos registrados. Mas as cidades vizinhas no lado brasileiro apresentam casos oficiais e mortes, como Santana do Livramento, com uma morte e 24 casos e Quaraí, com duas mortes e 20 casos.

Hoje, o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou visitaria a cidade de Aceguá, que faz fronteira com o Brasil.