Topo

Esse conteúdo é antigo

Parlamento de Hong Kong aprova lei que pune insultos ao hino chinês

04/06/2020 - Confusão durante votação do parlamento de Hong Kong que aprovou lei que punirá quem insultar hino chinês - ISAAC LAWRENCE/AFP
04/06/2020 - Confusão durante votação do parlamento de Hong Kong que aprovou lei que punirá quem insultar hino chinês Imagem: ISAAC LAWRENCE/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 07h16Atualizada em 04/06/2020 10h08

O Parlamento de Hong Kong aprovou hoje uma polêmica lei que prevê punições penais a qualquer ofensa ao hino chinês, uma norma que a oposição pró-democracia denuncia como mais uma tentativa de Pequim de acabar com a autonomia parcial da ex-colônia britânica.

O Conselho Legislativo (LegCo) aprovou o projeto de lei em segunda votação por 41 votos a favor e apenas um contrário.

A oposição boicotou a sessão, por considerar que a votação já estava decidida a favor da maioria. O campo pró-democracia vê o projeto como uma violação da liberdade de expressão.

A maioria pró-Pequim disse que a lei é necessária para que os cidadãos de Hong Kong demonstrem respeito adequado pelo hino.

Os condenados por abusar intencionalmente da "Marcha dos Voluntários" podem pegar até três anos de prisão e uma multa de até 50 mil dólares de Hong Kong cerca de (R$ 32 mil).

*Com informações das agências AFP e AP