Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump diz que apoia proibição de estrangulamento, mas vê casos necessários

Presidente dos EUA, Donald Trump, falou sobre proibição de estrangulamento  - Tom Brenner
Presidente dos EUA, Donald Trump, falou sobre proibição de estrangulamento Imagem: Tom Brenner

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 15h32

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que, "de modo geral", apoia a proibição de policiais usarem o estrangulamento como técnica de detenção. Porém, Trump disse que em alguns casos o método é necessário.

"Não gosto de estrangulamentos. Eu direi isso, como alguém que - você cresce, pratica wrestling e luta - ou vê o que acontece. Às vezes, se você está sozinho e brigando com alguém, é difícil. E você coloca alguém em um estrangulamento. O que você vai fazer? E é uma pessoa muito ruim, e você sabe disso, e elas existem. Quero dizer, temos pessoas muito ruins", disse em entrevista à Fox News.

"Você tem alguém em um estrangulamento, o que você vai fazer? Deixa a pessoa ir e fala: 'vamos começar de novo. Não tenho permissão para tê-lo em um estrangulamento'? É uma situação difícil. Eu acho que seria uma coisa muito boa, de um modo geral, se acabasse", acrescentou.

O debate sobre o método utilizado pela polícia aumentou depois que George Floyd, um segurança negro, morreu no mês passado após ter seu pescoço pressionado pelo joelho de um policial branco.

Segundo Trump, as recomendações sobre os policiais que executam estrangulamentos podem ser locais, mas o governo federal "certamente pode fazer recomendações e recomendações muito fortes".