Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeita de Atlanta muda conduta policial após protestos contra violência

Manifestantes foram para as ruas da cidade após a morte de Rayshard Brooks - REUTERS/Elijah Nouvelage
Manifestantes foram para as ruas da cidade após a morte de Rayshard Brooks Imagem: REUTERS/Elijah Nouvelage

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 12h30Atualizada em 16/06/2020 12h31

A prefeita Keisha Lance Bottoms, da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, alterou regras do Departamento de Polícia para evitar novos casos de violência e mortes. As mudanças acontecem após manifestantes protestarem na cidade contra a morte de Rayshard Brooks, de 27 anos, durante uma abordagem na sexta-feira (12).

Agora, as regras exigem que policiais usem "técnicas de remoção de escalada" e, quando virem colegas usando a força de forma irracional", eles deverão interceder.

Os agentes também receberão orientações para utilizar apenas a "quantidade de força objetivamente razoável" para proteger sua integridade e das pessoas em volta.

"Está claro que não temos outro dia, nem mais um minuto, mais uma hora", disse a prefeita após anunciar as novas condutas para o departamento de polícia da cidade.

No sábado, o policial que atirou em Brooks foi demitido e identificado pelas autoridades locais como Garret Rolfe, enquanto o segundo agente foi enviado para funções administrativas, segundo a ABC News. A chefe da polícia, Erika Shields, deixou o cargo no qual estava desde 2016.

Rayshard Brooks dormiu dentro do carro e bloqueou a fila do drive-thru de uma lanchonete. Por volta das 22h30 (horário local, 23h30 de Brasília), o homem foi abordado por dois policiais, que realizaram nele um teste de alcoolemia e tentaram prendê-lo. Brooks se envolveu em luta corporal com os policiais e tentou fugir, mas acabou baleado.

A morte elevou os protestos em defesa das vidas negras que já vinham ocorrendo nos Estados Unidos em razão da morte de George Floyd, um cidadão negro morto após um policial branco sufocá-lo com o joelho por quase nove minutos.