Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudo estima que 20,5 milhões de anos de vida foram perdidos pela pandemia

Estudo analisou mais de 1 milhão de mortes por covid-19 - Michael Dantas/AFP
Estudo analisou mais de 1 milhão de mortes por covid-19 Imagem: Michael Dantas/AFP

Colaboração para o UOL

19/02/2021 10h34

Um estudo, realizado por universidades de 5 países (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Finlândia e Inglaterra), avaliou quantos anos de vida foram perdidos por causa da pandemia de covid-19 no mundo todo. De acordo com a pesquisa, 20,5 milhões de anos já foram impactados pela doença.

Os pesquisadores analisaram 1,2 milhão de mortes causadas pela covid-19 em 81 países. Eles avaliaram quão prematuros foram os óbitos, de acordo com a expectativa de vida em cada população estudada.

O estudo também analisou diferentes graus de impacto da pandemia. Em países fortemente afetados pela pandemia, a quantidade de anos perdidos chegou a ser 9 vezes maior que a média geral.

Os homens perderam 45% mais anos do que mulheres, segundo o estudo. E ao todo 75% desses anos perdidos aconteceram com pessoas que tinham menos de 75.

Na conclusão, os pesquisadores escreveram que os resultados "confirmam o grande impacto da mortalidade da covid-19 entre idosos" e pediram maior conscientização na formulação de políticas que protejam os mais vulneráveis.