Topo

Para ONU, plano de energia limpa de Barack Obama é "visionário"

Mulugeta Ayene/AP
Imagem: Mulugeta Ayene/AP

03/08/2015 21h06

As Nações Unidas reagiram ao anúncio do Plano de Energia Limpa, divulgado esta segunda-feira (3) pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na avaliação do secretário-geral da ONU, o projeto mostra "a determinação do país em combater o aquecimento global".

Ban Ki-moon acredita que o plano vai beneficiar o crescimento econômico. A declaração de Ban foi lida em Nova York por seu porta-voz, Stephane Dujarric.

Sustentabilidade

Segundo o porta-voz, o projeto do presidente americano "reconhece que todos têm uma obrigação de deixar para as futuras gerações um planeta que ofereça oportunidades ao desenvolvimento sustentável".

Na avaliação do chefe da ONU, o plano "é um exemplo da liderança visionária necessária para reduzir as emissões e combater a mudança climática". Ban Ki-moon encontra-se com Barack Obama nesta terça-feira, em Washington.

Metas

O Plano de Energia Limpa apresentado por Obama prevê corte de um terço das emissões de gases que causam o efeito estufa durante os próximos 15 anos. A meta é que o setor de energia corte suas emissões em 32%, na comparação com os níveis de 2005.

Segundo agências de notícias, as medidas dão prioridade para fontes de energia renovável, como energia eólica e solar.