Topo

Pico mais alto da América do Norte diminui 3,5 metros

"O monte Denali mede a partir de agora 6.190 metros de altura, três metros e meio a menos do que antes (6.193,5 m), já que esta medida foi estabelecida usando uma tecnologia que datava dos anos 1950", explicaram os geólogos do serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) em comunicado - Blaine Horner/U.S. Geological Survey/Compass Data via AP
"O monte Denali mede a partir de agora 6.190 metros de altura, três metros e meio a menos do que antes (6.193,5 m), já que esta medida foi estabelecida usando uma tecnologia que datava dos anos 1950", explicaram os geólogos do serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) em comunicado Imagem: Blaine Horner/U.S. Geological Survey/Compass Data via AP

02/09/2015 21h29

O pico mais alto da América do Norte não perdeu apenas o nome que levava há mais de um século como também 3,5 metros de sua altura, graças aos novos métodos usados para medi-lo - informaram cientistas nesta quarta-feira (2).

"O monte Denali mede a partir de agora 6.190 metros de altura, três metros e meio a menos do que antes (6.193,5 m), já que esta medida foi estabelecida usando uma tecnologia que datava dos anos 1950", explicaram os geólogos do serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) em comunicado.

A montanha não diminuiu, mas os cientistas realizaram uma "medida precisa por GPS (Global Positioning System) de um ponto específico do pico da montanha".

Os pesquisadores levaram em consideração em seus cálculos a espessura da camada de neve e estabeleceram uma base da montanha que corresponde ao nível do mar.

A Casa Branca anunciou no início da semana que o monte iria ser rebatizado de Denali, usado há séculos pela população local, no lugar de Mont McKinley, sobrenome do 25º presidente dos Estados Unidos, William McKinley.

O parque nacional do monte Denali tem 2,4 milhões de hectares e é visitado por uma média de 500 mil pessoas todos os anos.