Topo

"Irmãos da Amazônia carregam cruzes pesadas", diz papa em Sínodo

Papa Francisco celebra missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para abrir o Sínodo da Amazônia - Tiziana FABI/AFP
Papa Francisco celebra missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para abrir o Sínodo da Amazônia Imagem: Tiziana FABI/AFP

Do UOL, em São Paulo*

06/10/2019 11h52

O papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que a população que vive na Amazônia está sofrendo, "carregando cruzes pesadas" e que a Igreja deve estar ao lado deles. A declaração do pontífice no Twitter aconteceu em meio à celebração do Sínodo dos Bispos para a Região Pan Amazônica, celebrada na Basílica de São Pedro.

"Muitos de nossos irmãos e irmãs na Amazônia estão carregando cruzes pesadas e aguardando o consolador libertador do Evangelho, a carícia e amor da Igreja. Para eles, e com eles, vamos viajar juntos", escreveu Francisco.

Na abertura do Sínodo, o papa disse ainda que "o fogo ateado por interesses que destroem, como o que devastou a recentemente a Amazônia, não é o do Evangelho".

O fogo de Deus é calor que atrai e congrega em unidade. Alimenta-se com partilha, não com lucros

Papa Francisco

Ele afirmou que a falta de amor e respeito "devoram povos e culturas". "Não é o fogo de Deus, mas do mundo (...) Quantas vezes o dom de Deus não oferecido, mas imposto? Quantas vezes houve colonização em vez de evangelização? Deus nos preserve da ganância dos novos colonialismos."

A autocrítica serviu para que ele pedisse que "o Espírito de Deus" inspire o Sínodo "a renovar os caminhos para a Igreja na Amazônia, para que não se apague o fogo da missão".

O Sínodo da Amazônia ocorre até o dia 27 deste mês, com o tema Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. A abertura do evento começou com a entrada de 185 padres sinodais, 58 do Brasil. Estavam presentes também representantes de comunidades indígenas.

*Com Agência Brasil

Papa responde a quem o chama de comunista

AFP