Daciolo devolve a Ciro frase sobre Ursal: "A democracia é uma delícia"

Guilherme Mazieiro e Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

Ao retomar a campanha como candidato, depois de um período isolado em um monte, Cabo Daciolo (Patriota) retrucou, nesta quarta-feira (26), durante debate UOL/Folha/SBT, frase dita por Ciro Gomes no primeiro debate entre presidenciáveis, promovido pela Band em 9 de agosto.

Leia mais sobre o debate UOL/Folha/SBT:

No debate da Band, Ciro disse que "a democracia é uma delícia, mas tem certos custos" depois de Daciolo ter dito que o pedetista era um dos fundadores do Foro de São Paulo e que seria um dos idealizadores do plano "Ursal", que determinaria uma junção socialista da América Latina.

"A democracia é uma delícia, uma delícia", disse Cabo Daciolo antes de criticar o fato de o pedetista, ao se sentir mal, ter ido ao hospital Sírio-Libanês. "E o povo? Fala bonito, fala lindo, mas não muda nada. Por que o senhor não foi ao hospital público?", questionou.

Ciro respondeu que é privilegiado por pertencer à parte da população que pode pagar um plano de saúde. "Não sou demagogo para dizer o oposto", afirmou.

Segundo pesquisa Ibope divulgada na tarde desta quarta-feira (26), Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa, com 27% das intenções de voto. Ele é seguido por Fernando Haddad (PT), com 21%, Ciro Gomes (PDT), com 12%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e Marina Silva (Rede), com 6%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Participaram do debate os presidenciáveis Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede).

Embora convidado, Jair Bolsonaro não foi ao debate porque segue internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista. No último dia 6, o candidato sofreu um ataque a faca durante agenda de campanha em Juiz de Fora (MG). Ele tem previsão de receber alta na sexta-feira (28) e deve ficar na casa da família no Rio de Janeiro.

O debate promovido por UOL, Folha e SBT é o primeiro de uma série de três que vão ocorrer na reta final da campanha. No domingo (30), o debate será na Record TV. Na quinta-feira (4), na Rede Globo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos