Candidatura que promove o ódio compromete a democracia no Brasil, diz Dilma

Flavio Costa

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

Candidata ao Senado por Minas Gerais, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) votou nesta manhã de domingo (7) no Colégio Santa Marcelina, localizado no bairro São Luiz, em Belo Horizonte.

"Candidatos que promovem o ódio, o desencontro do país, comprometem a democracia. Sem democracia, o país vai paralisar", afirmou a ex-presidente, em referência ao candidato à presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro.

Veja também:

"Eu não acho que a vitória de quem quer que seja defina o que é o país", completou. Ela afirmou ainda considerar que a eleição deste ano é a mais importante para o país, pois será de consolidar o regime democrático.

A chegada de Dilma provocou a manifestação de eleitores de Bolsonaro, que a vaiaram. Porém, em maior número, militantes petistas começaram a gritaram palavras de ordem e aplaudiram a petista. Após a saída da petista, eleitores dos dois lados chegaram a discutir.

"Eu acredito que hoje é um momento muito especial para o país. Porque nós estamos reafirmando a democracia no Brasil. A democracia que foi tão golpeada no impeachment como na sucessão desse processo. É a eleição da democracia. Esta talvez seja a eleição mais importante dos últimos anos", disse a ex-presidente antes de entrar em sua seção eleitoral.

Na disputa pela reeleição ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT) acompanhou Dilma, ao lado de outros candidatos do partido ao Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa do estado.

O local de votação de Dilma está localizado na região da Pampulha, onde Dilma mora desde que mudou seu domicílio eleitoral para Belo Horizonte, em abril deste ano. Após ser afastada da Presidência da República por um processo de impeachment, aprovado pelo Senado em 12 de agosto, a petista havia se estabelecido em Porto Alegre.

Nas eleições deste ano estão em disputa duas vagas para o Senado, por cada estado. De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (6), Dilma lidera a disputa para o Senado com 23% das intenções de votos válidos.

Briga no hospital, apoio de padre e tattoo falsa: as fake news das eleições

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos