Topo

Laudo de provas contra Cachoeira sai só em agosto, diz ministro da Justiça

Fábio Brandt

Do UOL, em Brasília

05/06/2012 07h00

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta segunda-feira (4) que a Polícia Federal ainda vai demorar dois meses para terminar os laudos sobre o material apreendido em fevereiro durante as operações que investigam Carlinhos Cachoeira. O empresário está preso e é suspeito de chefiar uma máfia de jogos.

Cardozo falou sobre o assunto no “Poder e Política”, projeto do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. 

 

O material que está em análise foi apreendido em 29 de fevereiro, quando a Polícia Federal realizou buscas e apreensões na casa de Cachoeira e de outros integrantes de seu grupo –a chamada Operação Monte Carlo.

O ministro da Justiça disse que os dois meses são necessários para a finalização dos laudos. Mas afirmou que "é perfeitamente possível" que análises preliminares possam ser já encaminhadas ao Ministério Público e à CPI que investiga o caso Cachoeira –ele não citou qual parte do material poderia ser adiantada.

Gilmar Mendes
Na entrevista, Cardozo afirmou ainda ter conversado com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, "algumas vezes sobre essa questão em que ele, inclusive, dizia que havia uma suspeita de vazamento, de fatos que não eram reais acerca de sua pessoa".

O ministro declarou ter afirmado a Mendes que a PF estava "zelando" para coibir vazamentos. "E afirmei mais a ele: se alguma informação fosse veiculada que pudesse desabonar sem qualquer fato efetivamente apurado, o próprio Ministério da Justiça teria total interesse em esclarecer essa situação".

A seguir, vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets). A transcrição completa do depoimento também está disponível.

1) Quem é José Eduardo Cardozo?

2) ‘Não sei nem porque ela não foi’, diz Cardozo sobre Marta

3) PF acertou ao investigar grampos com voz de Demóstenes, diz ministro

4) Cardozo falou ‘algumas vezes’ com Mendes (STF) sobre vazamentos

5) PF terminará perícias do caso Cachoeira em 2 meses, diz ministro

6) Cardozo: padrão de segurança em eventos é 1 policial para 50

7) Governo tem plano para eventual greve da PF na Rio+20

8) Cardozo diz conhecer suspeito da CPI só por relação política

9) Cardozo: governo debate drogas com cautela em programas

10) Dilma tem plano para segurança em Alagoas, diz ministro

11) Íntegra da entrevista