Arlindo Chinaglia (PT-SP) é eleito vice-presidente da Câmara
O ex-líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi eleito para substituir o deputado licenciado André Vargas (sem partido-PR) na vice-presidência da Câmara. O petista recebeu 343 votos.
O deputado deixou vaga a liderança do governo, que ocupava desde março de 2012, para a assumir a vice-presidência. Caberá à presidente Dilma Rousseff a escolha do novo líder.
"Quero agradecer à bancada do PT por me indicar [ao cargo de vice-presidente da Câmara]", discursou Chinaglia antes da votação. O petista também agradeceu à presidente Dilma por tê-lo escolhido como a voz do governo petista dentro da Câmara.
Chinaglia está em seu quinto mandato seguido como deputado federal. Já foi líder do PT e do governo na Câmara durante os mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi presidente da Casa.
Pela proporcionalidade das bancadas, a vice-presidência cabe a um deputado do PT. Além da indicação oficial, o pleito poderia ter candidatos avulsos, desde que fossem do PT, mas ninguém se apresentou para concorrer com Chinaglia.
Chinaglia só entrou para a lista dos indicados da bancada petista para a vice-presidência nesta terça-feira (6). Entre os nomes mais cotados estavam o de Luiz Sérgio (PT-RJ) e o de Paulo Teixeira (PT-SP), que chegou a disputar a vice-presidência com Vargas em 2012 e retirou a candidatura em favor de Chinaglia.
Alvo de processo no Conselho de Ética, Vargas renunciou ao cargo após vir à tona a sua relação com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal acusado de chefiar esquema bilionário de lavagem de dinheiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.