Topo

Arlindo Chinaglia (PT-SP) é eleito vice-presidente da Câmara

Novo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) - Sérgio Lima/Folhapress
Novo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) Imagem: Sérgio Lima/Folhapress

Bruna Borges e Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

07/05/2014 17h56Atualizada em 08/05/2014 08h34

O ex-líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi eleito para substituir o deputado licenciado André Vargas (sem partido-PR) na vice-presidência da Câmara. O petista recebeu 343 votos.

O deputado deixou vaga a liderança do governo, que ocupava desde março de 2012, para a assumir a vice-presidência. Caberá à presidente Dilma Rousseff a escolha do novo líder.

"Quero agradecer à bancada do PT por me indicar [ao cargo de vice-presidente da Câmara]", discursou Chinaglia antes da votação. O petista também agradeceu à presidente Dilma por tê-lo escolhido como a voz do governo petista dentro da Câmara.

Chinaglia está em seu quinto mandato seguido como deputado federal. Já foi líder do PT e do governo na Câmara durante os mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi presidente da Casa.

Pela proporcionalidade das bancadas, a vice-presidência cabe a um deputado do PT. Além da indicação oficial, o pleito poderia ter candidatos avulsos, desde que fossem do PT, mas ninguém se apresentou para concorrer com Chinaglia.

Chinaglia só entrou para a lista dos indicados da bancada petista para a vice-presidência nesta terça-feira (6). Entre os nomes mais cotados estavam o de Luiz Sérgio (PT-RJ) e o de Paulo Teixeira (PT-SP), que chegou a disputar a vice-presidência com Vargas em 2012 e retirou a candidatura em favor de Chinaglia.

Alvo de processo no Conselho de Ética, Vargas renunciou ao cargo após vir à tona a sua relação com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal acusado de chefiar esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

Como funciona a Câmara dos Deputados

Conheça a Mesa Diretora, que dirige os trabalhos legislativos e administrativos da Casa. É composta por 7 membros, que ficam no cargo por dois anos

Entenda