Topo

STF confirma que ex-diretor da Petrobras citou parlamentares em delação

André Richter

Da Agência Brasil, em Brasília

30/09/2014 22h32

O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta terça-feira (30) que há elementos que confirmam o possível envolvimento de parlamentares com os fatos delatados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Zavascki homologou nesta terça o depoimento de delação premiada em que o ex-diretor cita nomes de políticos que receberam propina do esquema de corrupção. A decisão do ministro precedeu despacho do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal, em Curitiba, que autorizou Costa a cumprir prisão domiciliar em troca das informações prestadas. Segundo o STF, 40 investigações estão em curso para apurar a atuação dos acusados.

"Dos documentos juntados com o pedido [de homologação], é possível constatar que efetivamente há elementos indicativos, a partir dos termos do depoimento, de possível envolvimento de várias autoridades detentoras de prerrogativa de foro perante tribunais superiores, inclusive de parlamentares  federais, o que atrai a competência do Supremo Tribunal Federal", disse.

Com a homologação da delação premiada, as informações apresentadas por Paulo Roberto Costa passarão a ser investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. O acordo tem validade até a sentença que será proferida pela Justiça Federal.