Topo

Secretário Nacional de Justiça pede demissão e número 2 da PF assume cargo

Rogério Galloro assumirá a Secretaria Nacional de Justiça - Divulgação
Rogério Galloro assumirá a Secretaria Nacional de Justiça Imagem: Divulgação

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

09/11/2017 12h25

O secretário Nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos, pediu exoneração do cargo e será substituído por Rogério Galloro. O pedido de exoneração foi confirmado pelo Ministério da Justiça na manhã desta quinta-feira (9).

Em nota, o Ministério da Justiça informou que a exoneração se deu por “razões de foro íntimo”.

Astério assumiu a secretaria em março deste ano e era responsável por acordos de cooperação jurídica internacionais, civis e penais; recuperação de ativos; política nacional de migrações, refugiados e enfrentamento ao tráfico de pessoas; e classificação indicativa, entre outros temas.

Antes de ser secretário, tinha atuado como secretário de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro e coordenador de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio.

Substituto de Astério, Galloro era até hoje diretor-executivo da Polícia Federal e o preferido do ministro da Justiça, Torquato Jardim, para a direção-geral da Polícia Federal.

No entanto, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), acabou nomeando Fernando Segóvia para a função nesta quarta (8) a pedido de integrantes do PMDB, como o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Em 29 de setembro, Galloro venceu eleições com a participação de 190 países para ocupar uma cadeira no Comitê Executivo da Interpol. Ele havia sido escolhido para representar o Brasil no fim de 2016. De acordo com a pasta, o exercício dele à frente da secretaria é compatível com o trabalho no comitê da Interpol.

Segundo a pasta, Galloro, que é delegado de carreira da Polícia Federal, tem “extensa experiência e atuação na área internacional” e entrou na corporação em agosto de 1995. Além de já ter ocupado “cargos estratégicos”, foi adido em Washington, nos Estados Unidos, entre 2011 e 2013.