Topo

PF examina venda de liminares e faz buscas contra desembargador Siro Darlan

Siro Darlan - Reprodução/Globo News
Siro Darlan Imagem: Reprodução/Globo News

Com informações de Pepita Ortega e Fausto Macedo, da Agência Estado

24/09/2019 08h11

A Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro realiza buscas na manhã de hoje em endereços ligados ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado Siro Darlan. A ação faz parte da Operação Plantão, que investiga um esquema de negociação de medidas liminares que eram deferidas mediante pagamento de vantagens indevidas.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao desembargador, inclusive em seu gabinete no TJ-RJ. Há equipes da PF ainda em sua residência na Gávea, em seu escritório na Barra da Tijuca e na cidade de Resende.

Em nota, a Polícia Federal deu mais informações sobre a operação, sem citar o nome dos investigados. As ordens estão sendo cumpridas por determinação do Superior Tribunal de Justiça - STJ.

Darlan é o desembargador que soltou, no início do mês os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha. A decisão foi dada durante plantão do judiciário no Rio, menos de 24 horas após a prisão preventiva do casal no âmbito da Operação Secretum Domus.

O UOL tentou entrar em contato com Siro Darlan, mas não obteve retorno.

Veja a nota da PF na íntegra:

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (24/09), a Operação Plantão, com o propósito de desarticular esquema criminoso de negociação de medidas liminares deferidas, pela justiça, mediante o pagamento de vantagens indevidas a autoridades públicas.

A ação da PF conta com o apoio das Corregedorias do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, cumpre 11 mandados de busca e apreensão com o objetivo de reunir elementos específicos para a comprovação dos crimes investigados.

Os procedimentos de buscas e apreensão de provas estão sendo realizados em endereços residenciais, comerciais e profissionais dos investigados.

As ordens estão sendo cumpridas por determinação do Superior Tribunal de Justiça - STJ.