Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder do governo valoriza governadores na CPI, mas vê 'manobra' de Randolfe

"Acho que carece de fundamento legal", disse Bezerra sobre a possível convocação de Bolsonaro - Marcelo Camargo/Agência Brasil
"Acho que carece de fundamento legal", disse Bezerra sobre a possível convocação de Bolsonaro Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 17h56Atualizada em 26/05/2021 18h01

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), valorizou hoje a convocação de governadores para serem ouvidos na CPI da Covid. Entretanto, ele criticou o requerimento de convocação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que viu como uma "manobra" de Randolfe para evitar depoimentos justamente de governadores e prefeitos.

O pedido de convocação de Bolsonaro ainda precisa ser votado pela CPI. Ele foi feito por Randolfe, que é vice-presidente da comissão, por entender que o presidente da República teve participação "direta ou indireta" nos fatos apurados pela CPI.

  • Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

Em entrevista à CNN Brasil, Bezerra disse que a convocação de nove governadores em exercício do mandato e o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel atende a uma decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de não investigar apenas o governo federal na condução da pandemia de covid-19.

A Convocação de nove governadores atende a esse propósito, e com certeza o governo se sente parcialmente atendido, no sentido que a CPI não seja mero palanque político, mas que possa acompanhar a boa aplicação dos recursos federais.
Fernando Bezerra, líder do governo no Senado

Bezerra ainda argumentou que a convocação de Bolsonaro não deve ser aprovada, já que há um consenso entre os senadores da CPI de que o presidente da República não pode depor, pois isso poderia ser interpretado como uma intervenção do poder Legislativo no Executivo.

Eu acho que carece de fundamento legal esse tipo de convocação [de Bolsonaro]. A matéria está pacificada nos tribunais superiores. Entendo como manobra do Randolfe para barrar a convocação de governadores e prefeitos. Mas na reunião fechada que tivemos ficou pacificado que no primeiro momento governadores serão chamados e no segundo momento temos que definir critérios para chamar prefeitos.
Fernando Bezerra, líder do governo no Senado

Além da convocação dos governadores, também foi definido hoje pela CPI que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, terão que voltar à comissão para prestar novos depoimentos.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.