Topo

Esse conteúdo é antigo

Miranda diz que irmão foi bloqueado em sistema do Ministério da Saúde

O chefe de importação do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, e o deputado Luis Miranda (DEM-DF) durante depoimento à CPI da Covid - Jefferson Rudy/Agência Senado
O chefe de importação do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, e o deputado Luis Miranda (DEM-DF) durante depoimento à CPI da Covid Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Igor Mello

Do UOL, no Rio

27/06/2021 10h59Atualizada em 27/06/2021 15h44

Após prestarem depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirma que seu irmão —o servidor de carreira Luis Ricardo Miranda— perdeu acesso ao sistema interno do Ministério da Saúde.

Luis Ricardo Miranda trabalha no Ministério da Saúde e é o responsável pela importação de vacinas contra a covid-19. Foi ele quem denunciou inicialmente supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. O servidor diz ter sido pressionado a agilizar a LI (Licença de Importação) do imunizante, em março.

Hoje (27), o deputado Luis Miranda postou em seu perfil no Twitter um print de uma conversa com o irmão, no qual ele alega ter tido o acesso ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações) bloqueado após depor na CPI.

"Isso é ilegal, perseguição e só comprova que eles tem muito para esconder", afirmou o deputado Luis Miranda.

O SEI é o sistema em que é feita toda a tramitação de processos administrativos do governo federal, e concentra documentos relacionados à elaboração e execução de contratos, elaboração de normas e legislações, entre outros assuntos.

No print enviado por Luis Ricardo Miranda por um aplicativo de mensagens se vê a página de login de servidores públicos no SEI e a mensagem: "Usuário não possui permissões nesse sistema". O servidor do Ministério da Saúde então afirma ao irmão: "Me bloquearam no SEI".

Luis Miranda e o irmão afirmaram à CPI que relataram ao presidente Jair Bolsonaro a existência de um suposto esquema de corrupção na compra da Covaxin em 20 de março. Segundo o deputado, Bolsonaro teria dito que a denúncia era "grave" e que ordenaria uma investigação pela Polícia Federal —o que não ocorreu.

Miranda também revelou que. na conversa, Bolsonaro teria afirmado que os problemas relatados pelos irmãos na compra da vacina indiana eram articulados pelo deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados.

Após a denúncia de Luis Miranda, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, irá enviar uma representação ao MPF (Ministério Público Federal) pedindo para que o bloqueio seja investigado. O parlamentar também irá enviar ofício ao Ministério da Saúde cobrando explicações.

O UOL pediu um posicionamento ao Ministério da Saúde a respeito do bloqueio de Luis Ricardo Miranda no SEI, mas ainda não obteve resposta.