Topo

Esse conteúdo é antigo

Do hospital, Bolsonaro compartilha vídeo de Luciano Hang contra Lula

16.jul.2021 - O presidente Jair Bolsonaro caminha em corredor do hospital Vila Nova Star - Jair Bolsonaro/Instagram
16.jul.2021 - O presidente Jair Bolsonaro caminha em corredor do hospital Vila Nova Star Imagem: Jair Bolsonaro/Instagram

Do UOL, em São Paulo

17/07/2021 08h53Atualizada em 17/07/2021 14h06

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segue internado em um hospital em São Paulo, compartilhou em suas redes sociais na manhã de hoje um vídeo com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu virtual adversário na disputa presidencial de 2022.

O vídeo, que tem a assinatura do empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede Havan, traz declarações antigas de Lula elogiando o ex-líder cubano Fidel Castro (morto em 2016), a quem ele chama de "mito". As falas do petista são contrapostas com manchetes críticas à ditadura cubana.

A publicação também traz imagens dos recentes protestos contra o governo em Cuba, nos quais tem havido confrontos e prisões de manifestantes. Ao final, a publicação mostra uma sequência de fotos de Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) com Fidel e encerra: "Diga com quem andas que lhe direis quem é. Nunca se esqueçam disso".

Na legenda do vídeo, Bolsonaro não fez menção direta a Lula ou ao PT, apenas escreveu frases de tom motivacional, expressando certo inconformismo.

"Não desistam do que é certo e do que é necessário fazer... Ou a cobrança pela fraqueza e desistência será maior do que a dor do momento... E se as gerações de agora já pagam um alto preço... Imaginem as que virão", escreveu o presidente.

O segundo filho do presidente, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), comentou a publicação do pai e ironizou a chamada terceira via (que não apoia nem Bolsonaro nem Lula) por silenciar diante dos "abusos" da ditadura cubana.

"Mas e o embargo [dos EUA a Cuba]? Os gargantas profundas defenderem a ditadura e abusos contra seus próprios colegas, não é novidade. Enquanto isso, a 'terceira via' silencia de tanto engolir peixe-espada no reino do molusco? É pela liberdade é pelo bem do povo sim. Pode acreditar", escreveu Carlos Bolsonaro.

Bolsonaro se recupera bem, diz boletim

Bolsonaro está internado desde quarta-feira no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, para tratar uma obstrução intestinal.

O último boletim médico divulgado na tarde de hoje pelo hospital diz que o presidente vai começar uma dieta cremosa e, se continuar evoluindo no tratamento, a alta médica será decidida nos próximos dias.

"O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua evoluindo satisfatoriamente, apresentando melhora clínica e laboratorial. Durante o dia de hoje, será oferecida dieta cremosa não fermentativa e, se continuar havendo boa aceitação, a equipe médica assistente decidirá pela alta nos próximos dias", diz a nota assinada por cinco médicos.

Cirurgião prevê alta amanhã

Apesar de o hospital não prever data para alta médica, o cirurgião Antonio Macedo, que acompanha o quadro de saúde do presidente, afirmou que Bolsonaro pode receber alta do hospital amanhã.

Macedo foi responsável pela operação no abdômen de Bolsonaro em 2018, quando ele sofreu um atentado a faca durante a campanha eleitoral. A pedido do cirurgião, o presidente foi transferido do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para o hospital na capital paulista.

Desde a facada que sofreu durante a campanha eleitoral em 2018, Bolsonaro foi submetido a seis cirurgias para refazer alças intestinais e diversos órgãos afetados. O presidente tem sofrido com intercorrências deste episódio e o último procedimento médico ao qual Bolsonaro foi submetido ocorreu em setembro de 2020.