Topo

Esse conteúdo é antigo

PSDB precisa ser 'desbolsonarizado', diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio é um dos candidatos às prévias do PSDB  - Pedro França/Agência Senado
Arthur Virgílio é um dos candidatos às prévias do PSDB Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

23/11/2021 14h38

O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, que concorre às prévias do PSDB para presidência com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de São Paulo, João Doria, disse hoje, em entrevista à CNN, que o gaúcho deve se afastar da "influência maléfica" do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e que o partido precisa ser "desbolsonarizado".

O PSDB afirmou ontem que a votação para escolha do candidato da sigla vai continuar até domingo, mas Leite disse ter sido pego de surpresa com a informação e que "não tem nenhum acordo".

"Ele foi ingrato com o presidente [do PSDB] Bruno Araújo, ele foi injusto. O que estou sentindo é que ele não quer prévias", disse Virgílio.

Leite disse hoje, em entrevista ao UOL News, que acredita que vencerá as prévias do partido e mostrará que a sigla "não tem e não terá dono".

"Ele está muito mal-aconselhado. Ele tem pessoas boas, das quais eu discordo hoje. Eu cito o senador Tasso Jereissati, que era candidato e abriu mão para ele (...) O Aécio Neves é o grande mentor dele, que eu chamei de maçã podre, que está realmente tentando corroer todas as entranhas do PSDB. Esse rapaz já entrou na deles", atacou Virgílio.

Ontem, após ser chamado de "maçã podre" e acusado de querer transformar o PSDB num "partido de centrão, que troca voto por vantagens e cargos", Aécio afirmou que Virgílio se tornou uma figura "pouco relevante" no partido e que o correligionário é "linha auxiliar" da candidatura de Doria. "Quando encontrá-lo vamos ter uma conversa no pomar. Da maçã do PSDB com o laranja do Doria. Faz tempo que Virgílio se transformou numa figura pouco relevante no PSDB".

O Eduardo Leite deve se afastar da influência maléfica do Aécio Neves (...) Eduardo precisa ouvir as pessoas boas. Entendo que é possível, sim, se construir unidade, mas ele precisa ter a grandeza de fazer autocrítica. Ele está fazendo acusações levianas ao presidente Bruno Araújo, a mim, ao governador Doria. Parece uma pessoa desesperada, um menino (...) Cada dia mais me mostra que não está pronto para presidir o Brasil Arthur Virgílio

Questionado sobre uma possível saída de Leite do PSDB, Virgílio disse que não torce para que Leite deixe a sigla, mas que "subirá de joelhos a escadaria da igreja da Penha" se Aécio sair. "É uma pessoa nociva mesmo ao processo democrático deste país".

O UOL entrou em contato com as assessorias de Aécio e Leite e aguarda retorno.