Topo

Esse conteúdo é antigo

CE: Cidade com maior índice de coronavírus tem foco em comunidade religiosa

Registro de cerimônia da comunidade católica Shalom - Facebook/Reprodução
Registro de cerimônia da comunidade católica Shalom Imagem: Facebook/Reprodução

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

03/04/2020 20h26

O município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, está convivendo com um número elevado de casos de covid-19, doença causada pelo novo tipo de coronavírus. O município de 80 mil habitantes, famoso por ser sede do Beach Park, registra a maior média de casos por morador do estado, que sua vez lidera o número de vítimas do coronavírus no Nordeste: 627 ao todo.

Na cidade são 14 casos já confirmados, sendo 12 deles entre integrantes da comunidade católica Shalom.

Ao UOL, a Shalom informou que os primeiros casos foram registrados no dia 21 de março —um dia depois de o Estado declarar transmissão comunitária do coronavírus.

Em nota, a comunidade explica todas as pessoas infectadas pelo novo coronavírus estão em isolamento e contam com o acompanhamento de um infectologista.

A comunidade ainda explica que, ao contrário do que foi informado "não realizou nenhum evento internacional em Aquiraz ou em Fortaleza neste ano, nem contou em qualquer dos seus eventos realizados este ano com convidados estrangeiros."

"A comunidade desconhece o que tenha sido a causa do contágio dos seus membros, bem como onde isso aconteceu", diz a nota.

Também procurada pela reportagem, a Prefeitura de Aquiraz informou que não iria disponibilizar ninguém para entrevista e publicou uma nota apenas falando dos números e explicando que eles "se encontram concentrados em um único local."

A prefeitura também diz na nota não quis "macular a imagem da comunidade religiosa" ou fazer ilação do "descumprimento de protocolos estabelecidos para isolamento social." A nota termina dizendo que a prefeitura não dará mais nenhuma informação sobre o caso, "dando o assunto por encerrado."