Topo

Esse conteúdo é antigo

Países com baixos números de covid-19 ainda podem sofrer com surto, diz OMS

Diretor do Programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, durante entrevista coletiva em Genebra - Reprodução
Diretor do Programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, durante entrevista coletiva em Genebra Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/07/2020 16h07

Países que apresentam números baixos de casos de covid-19 e óbitos ligados ao vírus ainda poderão sofrer com potenciais surtos, disse hoje Mike Ryan, diretor do Programa de Emergências em Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ryan explicou, durante entrevista coletiva, que mesmo em países que derrubaram gráficos do vírus "sob controle extremo", como Alemanha e Espanha, "sempre há uma chance de que a doença possa ser importada ou se espalhe a partir de aglomerados invisíveis".

Ele disse que, em vez de implementar bloqueios generalizados, os governos devem ser "mais precisos" na maneira como contêm um surto.

"Em vez de restringir a todos, tentamos identificar onde o vírus está e, então, específica e cirurgicamente, extrair o vírus da comunidade, minimizando o impacto na vida e nos meios de subsistência de um vírus", afirmou.

Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS, disse que se os surtos "são tratados rapidamente" através de testes e rastreamento de contatos "há uma oportunidade de realmente apagar o fogo".