Topo

Última cidade sem covid rebate governo e diz que não tem casos

Imagem de computador representando o novo coronavírus - Social Media
Imagem de computador representando o novo coronavírus Imagem: Social Media

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 14h19Atualizada em 31/08/2020 20h11

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Mercedes, no extremo oeste paulista, rebateu hoje a informação de que a cidade teria um caso confirmado de covid-19, conforme divulgado no boletim do governo do estado ontem (30). Santa Mercedes era, até então, a única cidade do estado sem casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus.

Ao UOL, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que a diferença está sendo investigada.

Post na página da Secretaria de Saúde de Santa Mercedes no Facebook - Reprodução - Reprodução
Post na página da Secretaria de Saúde de Santa Mercedes no Facebook
Imagem: Reprodução

"Após ser checado todas as informações com segurança, presteza e veracidade dos fatos, conclui-se, por mais uma vez que o indivíduo em algum momento teve residência em Santa Mercedes, e que não atualizou o Cartão SUS em seu endereço atual. Portanto seguimos com casos 0 COVID", afirmou a secretaria municipal, por meio de nota divulgada no Facebook.

De acordo com a secretaria estadual, os números divulgados na plataforma Seade, com informações sobre covid no estado, são alimentados pelas vigilâncias sanitárias municipais e, após investigação, pode-se descobrir que o paciente investigado morava em outra cidade. "As vigilâncias do estado e do município estão conversando, fechando e investigando o caso. Se for detectado que residia em outro município ou Estado, será corrigido", afirmou a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde ao UOL.

Boletim do governo de São Paulo indica casos de covid-19 em todo o estado - Reprodução - Reprodução
Boletim do governo de São Paulo indica casos de covid-19 em todos os municípios do estado
Imagem: Reprodução

Ao UOL, a secretaria de Santa Mercedes referendou, no começo da noite desta segunda, que o cidadão identificado pelo estado como caso de Santa Mercedes, na verdade, já havia se mudado e não está mais no município. Segundo o órgão, ele só não havia atualizado o cadastro no SUS.

No site do governo estadual com os dados sobre a covid-19, até o começo da noite de segunda, ainda consta que há casos nos 645 municípios de São Paulo, mesmo depois da atualização dos números de casos e mortes por causa da doença. Em todo o estado, 804.342 pessoas foram infectadas e 30.014 morreram.