Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Secretário vê quebra de pacto sobre covid: pessoas fizeram suas regras

"O Plano SP mantém as regras, mas as pessoas fizeram as suas regras, disse Jean Gorinchteyn - MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
"O Plano SP mantém as regras, mas as pessoas fizeram as suas regras, disse Jean Gorinchteyn Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 13h29

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse hoje, em entrevista à CNN Brasil, que o aumento de casos de covid-19 verificado nas últimas semanas em algumas cidades do estado está relacionado a um relaxamento de parte da população às medidas de restrição por causa da pandemia.

De acordo com Jean Gorinchteyn, o "pacto" celebrado entre o Governo de São Paulo com a sociedade funcionou bem, mas nos últimos meses algumas pessoas passaram a fazer suas próprias regras.

"Sempre o Plano São Paulo foi um pacto entre o governo de São Paulo e a sociedade, e ele se deu muito bem porque a sociedade entendeu o seu papel, respeitando todas as medidas sanitárias. O fato de essas pessoas ficarem em casa, usarem as máscaras... As pessoas que se privaram de suas atividades profissionais, muitos tiveram seus impactos no lado financeiro, mas todos colaboraram", disse.

"Na medida que a flexibilização foi acontecendo, sempre pautada na lembrança da quarentena e destas regras, as pessoas foram saindo de forma gradual, e o que temos observado nas últimas 3 semanas, e isso é notório, é que as pessoas saíram da sua forma, trocaram o medo da covid pelo desgaste às medidas sanitárias e às restrições, e simplesmente saíram", completou.

O secretário citou especificamente reuniões familiares e festas clandestinas. "Trouxeram pessoas para dentro de casa, se aglomeraram em pequena reuniões, em pequenas festas, ou grandes festas clandestinas e isso fez com que as pessoas não só circulassem, mas também o vírus. O Plano SP mantém as regras, mas as pessoas fizeram as suas regras", disse.

Na entrevista, Jean Gorinchteyn citou Sorocaba, região do ABC e Baixada Santista como pontos de atenção do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo. Nesta segunda-feira (30), uma nova reclassificação pode ocorrer. Atualmente, 76% da população paulista está na fase verde, a segunda menos rigorosa.

Apesar da atenção a estas regiões, Gorinchteyn disse que os dados gerais no estado são de estabilidade. "Ainda não fechamos a semana epidemiológica, lembrando que ela começa e se encerra no domingo. Baseada nisso saberemos os municípios que merecerão uma colocação mais austera, com orientações para a sua municipalidade tomar as devidas providências", disse.

Fiscalização de festas clandestinas

De acordo com Jean Gorinchteyn, a partir desta semana o governo aumentará a fiscalização, principalmente em festas clandestinas.

"(Vamos) intensificar as fiscalizações: nesta semana aumentaremos para quase mil fiscais em todo o estado, fazendo com que aconteça, seja em estabelecimento, seja nas próprias festas que acontecem", disse.

O secretário, no entanto, disse que é difícil acompanhar a organização destes eventos. "Essas festas são distribuídas pelas redes sociais, com endereços revelados meia hora, uma hora antes. É importante que as inteligências da segurança e da saúde fiquem atentas", disse.

"Na semana passada encerramos a ocorrência de 3 grandes festas, mais de mil pessoas estavam nelas, e todos os organizadores foram autuados por colocarem as pessoas em risco", completou.