Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil aplica 1ª dose em 268 mil em 24 h e soma 4,3 milhões de vacinados

Mais de 4,3 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 no Brasil - Lucas Borges Teixeira/UOL
Mais de 4,3 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 no Brasil Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/02/2021 20h05

O Brasil superou hoje (10) a marca dos 4,3 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 4.321.678 pessoas já foram imunizadas contra a doença no país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos números informados pelas secretarias estaduais de saúde.

De ontem para hoje, 268.692 pessoas tomaram a primeira dose da vacina. O estado do Amapá foi o único que não forneceu dados atualizados até o fechamento do boletim, às 20h. No total, 2,04% da população brasileira recebeu a aplicação inicial.

Já 30.961 pessoas receberam a segunda dose nas últimas 24 horas, com um total de 80.507 imunizados nesta etapa — o que equivale a 0,04% da população brasileira com vacinação completa contra o novo coronavírus.

SP: vacinação para idosos entre 80 e 84 anos começará no dia 1º de março

O governo de São Paulo anunciou hoje que a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos contra a covid-19 começará no dia 1º de março. Já a imunização da faixa entre 85 e 89 anos, que começaria na segunda-feira (15), foi antecipada para esta sexta (12). Na capital, a prefeitura divulgou que iniciará amanhã a vacinação para pessoas entre 85 e 89 anos.

No momento, municípios paulistas estão vacinando profissionais de saúde e idosos com 90 anos ou mais. O estado segue recebendo lotes de insumos da China para a produção da CoronaVac no Instituto Butantan. As novas doses voltarão a ser distribuídas a partir do dia 23 de fevereiro.

"O governo de São Paulo conseguiu acelerar a distribuição para oferecer vacina aos idosos. Nesta nova fase, serão vacinados 309 mil idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos", informou o governador João Doria (PSDB), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

O calendário para cada subgrupo pode variar de cidade para cidade, já que os municípios têm autonomia para antecipar datas de cada etapa conforme o andamento da vacinação e a disponibilidade de doses. Na capital, por exemplo, começaram a ser vacinados ontem (9) os profissionais da saúde autônomos a partir de 70 anos (até sexta, serão vacinados os profissionais a partir de 60 anos).

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.