Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio faz barreiras sanitárias para passageiros que chegam da Índia

Passageiros com origem da Índia serão submetidos a testes nos aeroportos do Rio de Janeiro - iStock
Passageiros com origem da Índia serão submetidos a testes nos aeroportos do Rio de Janeiro Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

01/06/2021 10h21

A secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro iniciou hoje barreiras sanitárias nos aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont para fazer testes em passageiros com origem da Índia.

As equipes de saúde realizarão testes de antígeno para detectar casos ativos de novo coronavírus. O procedimento será obrigatório.

Segundo a secretaria, os passageiros com teste positivo serão isolados em um hotel no município do Rio de Janeiro e serão submetidos ao teste RT-PCR, considerado padrão-ouro.

As amostras também serão encaminhadas para sequenciamento genômico e identificação da variante indiana do novo coronavírus. Os passageiros serão monitorados, assim como seus possíveis contatos.

Segundo o secretário de Saúde do estado, Alexandre Chieppe, o procedimento foi acertado com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com o Ministério da Saúde.

"Receberemos a lista de passageiros vindos da Índia que embarcarem em São Paulo com destino ao Rio. Nossa preocupação é com essa nova variante. Essas medidas buscam diminuir as chances de entrada dessa cepa no Rio de Janeiro", disse o secretário.

A variante indiana já foi identificada no Brasil em três estados: Maranhão (6 casos), Rio de Janeiro (1 caso) e Minas Gerais (1 caso). Desde a semana passada, o Ministério da Saúde e estados ampliaram o controle para evitar a disseminação desta variante, que tem alta transmissibilidade.