Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico diz que teste de anticorpos para covid é 'jogar dinheiro fora'

Médico diz que teste de anticorpos IgG para medir a imunidade natural contra a covid-19 é "jogar dinheiro fora" e "inútil" - Luis Alvarez/Getty Images
Médico diz que teste de anticorpos IgG para medir a imunidade natural contra a covid-19 é "jogar dinheiro fora" e "inútil" Imagem: Luis Alvarez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/10/2021 08h30Atualizada em 14/10/2021 10h14

O epidemiologista Paulo Lotufo afirmou hoje que o teste de anticorpos IgG para medir a imunidade natural contra a covid-19 é "jogar dinheiro fora" e "inútil". A declaração foi dada em entrevista à CNN um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltar a repetir que tem mais anticorpos do que quem tomou a vacina —ele diz ter sido infectado duas vezes.

A pessoa que foi fazer o teste, a única coisa que posso dizer é que jogou dinheiro fora. Ela fez uma ação inútil, desnecessária e pior: que vai dar a ela uma falsa segurança. O vírus não está no nosso corpo para dar imunidade, e sim para se replicar.
Epidemiologista Paulo Lotufo

O médico ressaltou que a vacinação é a melhor forma para se imunizar. "Não há como comparar a infecção natural com a vacina", disse Lotufo.

Ontem, o presidente Bolsonaro afirmou que não se vacinará contra a covid-19: "Para quê?", questionou ele em entrevista à Rádio Jovem Pan. "Estou vendo novos estudos, a minha imunização está lá em cima".