Topo

Inundações matam oito e deixam milhares de desabrigados na Europa Central

03/06/2013 13h33

PRAGA, 03 Jun 2013 (AFP) - Oito pessoas morreram, várias são consideradas desaparecidas e milhares se viram obrigadas a deixar suas casas devido às inundações provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dias na Europa Central, principalmente em Alemanha, República Tcheca e na Áustria.

O governo tcheco decretou estado de emergência em quase todas as regiões da Boêmia (oeste) e mobilizou milhares de soldados para as operações de resgate.

Seis pessoas morreram e várias estão desaparecidas na República Tcheca.

Um homem e uma mulher morreram no domingo no desabamento de sua casa em Trebenice, uma localidade a 30 km de Praga, às margens do rio Vltava. Outras duas pessoas foram encontradas sem vida no norte do país e um homem de 82 anos se afogou em Benesov, ao sul de Praga. Um eletricista morreu eletrocutado que uma casa de energia foi inundada.

A situação era tensa na capital tcheca, onde foram instaladas barreiras com sacos de areia para conter as inundações ao longo do rio Vltava. Além disso, 5.000 habitantes receberam ordens para deixar suas casas.

O metrô de Praga está parcialmente fechado desde a noite de domingo e várias vias férreas e estradas estão interditadas.

As autoridades locais pediram que os alunos do ensino secundário ficassem em casa nesta segunda, em razão dos problemas no setor de transportes públicos.

A previsão para as próximas horas é de fortes chuvas em todo o país.

Desde domingo, os bombeiros retiraram cerca de 2.700 pessoas de suas casas na República Tcheca.

O primeiro-ministro do país, Petr Necas, anunciou o envio de 2.000 militares e a liberação imediata de 300 milhões de coroas (15,2 milhões de dólares) para a reparação de danos.

Em 2002, a capital tcheca sofreu com inundações históricas que deixaram 17 mortos e danos materiais avaliados em três bilhões de euros (3,9 bilhões de dólares).

Na vizinha Alemanha e na Áustria também aconteceram inundações e pelo menos uma pessoa morreu.

Nesta segunda-feira, centenas de pessoas foram retiradas de suas casas e as equipes de resgate procuravam duas pessoas desaparecidas na Áustria.

Na província montanhosa de Tirol, que foi afetada no domingo por uma tempestade, as inundações provocaram quase 70 deslizamentos de terra e 1.500 casas estão sem energia elétrica.

Um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem de mercadorias durante a noite, mas ninguém ficou ferido.

Na Suíça, um homem de 72 anos morreu ao ser arrastado pela correnteza no cantão de St. Gall, próximo à fronteira com a Áustria, anunciou a Polícia nesta segunda.

Na Hungria, o prefeito de Budapeste emitiu um alerta de inundações nesta segunda, devido à preocupação com a cheia do Danúbio, esperada para sexta ou sábado, despertando temores de uma situação parecida com a de agosto de 2002, quando cerca de 2.000 pessoas foram retiradas de suas casas.