Venezuela torna obrigatório visto para turistas americanos

Em Caracas

O governo venezuelano oficializou a obrigatoriedade de pedido de vistos de turistas para os cidadãos dos Estados Unidos e a proibição de entrada de sete políticos americanos.

"Os Estados Unidos estão excluídos da lista de países beneficiados com a Supressão de Vistos de Não Imigrantes (turistas)", indica uma resolução conjunta dos ministérios das Relações Interiores e das Relações Exteriores, que circulou nesta terça-feira no Diário Oficial extraordinário com data de 28 de fevereiro passado.

O mesmo boletim anuncia a proibição de concessão de vistos para o ex-presidente americano George W. Bush, seu vice-presidente Dick Cheney, do ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), George Tenet; e dos congressistas Marco Rubio, Bob Menéndez, Mario Díaz-Balart e Ileana Ros-Lehtinen.

O governo venezuelano afirma que estes políticos americanos "cometeram atos terroristas e graves violações dos direitos humanos".

A Venezuela igualmente obrigará a embaixada dos Estados Unidos em Caracas a reduzir o número de seu pessoal a 17 funcionários.

Para isso, a Venezuela deu aos Estados Unidos um prazo de 15 dias ao Encarregado de Negócios dos Estados Unidos, Lee Mac Clenny.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro estabeleceu no sábado um sistema de visto obrigatório para todo cidadão americano que visite a Venezuela, e determinou a revisão e a redução do corpo diplomático de Washington em Caracas.

"Para proteger o nosso país (...), decidi implantar um sistema de visto obrigatório para todo americano que ingressar na Venezuela", disse Maduro, acrescentando que diversos "chefes políticos dos Estados Unidos que violaram os direitos humanos bombardeando países como Síria, Iraque e Afeganistão não poderão entrar na Venezuela por (serem considerados) terroristas".

Maduro citou o ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney e os congressistas republicanos Bob Melendes e Marco Rubio.

Ao justificar a revisão, conforme a convenção de Viena, do número de diplomatas americanos destacados em Caracas, Maduro destacou que "os americanos têm 100 funcionários, nós temos 17 (em Washington). Condições de igualdade entre os Estados"!

Maduro explicou que tomou a decisão de exigir visto após a captura de um piloto americano de origem latino-americana no estado de Táchira (oeste da Venezuela), suspeito de espionagem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos