Passo a passo dos atentados contra a Maratona de Boston

Em Nova York

  • Robert F. Bukaty/ AP

Os atentados contra a Maratona de Boston deixaram três mortos, inclusive uma criança de 8 anos, em 15 de abril de 2013, quando duas bombas de fabricação caseira explodiram perto da linha de chegada da maratona, o que provocou cenas de caos no fim do evento esportivo.

Quatro dias e seis horas mais tarde, o jovem Dzhokhar Tsarnaev foi detido, gravemente ferido, quando estava escondido em um barco a 10 km do local da tragédia.

- Segunda-feira, 15 de abril

Dezenas de milhares de pessoas participavam da maratona, em um dia de feriado que marca o 'dia dos patriotas' em Boston, quando duas bombas explodiram às 14h49, com 12 segundos de diferença e a 195 metros de distância uma da outra. Os artefatos foram colocados na área, segundo a polícia, por Dzhokhar Tsarnaev, 19, e seu irmão Tamerlan, 26, dois muçulmanos de origem checheno que moravam com a família há 10 anos nos Estados Unidos.

Quase 5.700 corredores não terminaram a prova, a maratona foi interrompida e o centro da cidade isolado. Dos 264 feridos, 15 passaram por amputações. Uma investigação começa, com mais de 20 agências sob o comando do FBI. O presidente Barack Obama promete "todos os recursos" do governo federal.

Tamerlan Tsarnaev aparentemente volta para casa para cuidar da filha de três anos. Dzhokhar escreve no Twitter: "Não há amor no coração da cidade. Fiquem em segurança".

- Terça-feira, 16 de abril

Em uma cidade com os nervos à flor da pele, os boatos crescem, um estudante saudita é considerado suspeito e depois liberado. Os investigadores dedicam horas observando as imagens das câmeras de segurança e reparam em dois homens --os irmãos Tsarnaev--, mas ainda não conseguem identificá-los.

Dzhokhar Tsarnaev retorna ao campus da Universidade de Massachusetts em Dartmouth, ao sul de Boston.

- Quarta-feira, 17 de abril

Os investigadores falam publicamente de um suspeito. Uma informação falsa sobre uma detenção leva jornalistas e curiosos às pressas para o tribunal. Dzhokhar Tsarnaev continua usando o Twitter.

- Quinta-feira, 18 de abril

Cerimônia ecumênica na Catedral de Boston, com a presença do presidente Obama.

17h20: Em uma entrevista coletiva, o FBI divulga fotos e imagens das câmeras de segurança que mostram dois suspeitos e pede ajuda ao público para identificar os dois.

22h20: os dois irmãos, que não parecem ter previsto o cenário da fuga, matam um policial no campus do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para roubar a arma do agente.

23h: com uma arma apontada para o dono de um carro Mercedes, os dois obrigam a vítima a sacar US$ 800 de um caixa eletrônico. Enquanto circulam com ele pela região de Boston, mencionam seguir até Nova York para cometer um atentado em Times Square.

- Sexta-feira, 19 de abril

00h15: o dono da Mercedes consegue escapar do veículo ao parar em um posto de gasolina e alertar as autoridades.

00h45: o veículo é visto em Watertown, subúrbio ao oeste de Boston. Os irmãos entram em confronto com a polícia, Tarmelan morre e vários agentes ficam feridos. Dzhokhar foge e abandona o carro 800 metros depois. Ele consegue desaparecer a pé.

Os moradores de Boston recebem o conselho de permanecer em casa, enquanto 9.000 agentes das forças de segurança, auxiliados por tanques e helicópteros, tentam localizar o suspeito. Os transportes públicos são suspensos, assim como as aulas nas escolas e universidades.

18h30: Um morador localiza Dzhokhar ao observar a capa de proteção de seu barco no jardim de sua casa e depois o corpo coberto de sangue no barco. Ele liga para a polícia, que chega rapidamente.

20h45: A polícia anuncia no Twitter a detenção de Dzhokhar, gravemente ferido, transmitida ao vivo pelas emissoras de televisão.

Os moradores festejam a captura nas ruas.

Moradores de Boston e Watertown comemoram captura

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos