Organização inaugura busto de Putin como imperador romano

Em São Petersburgo

  • REUTERS/Maxim Zmeyev

    Uma organização de cossacos inaugurou, neste sábado (16), um busto do presidente russo Vladimir Putin como um imperador romano perto de São Petersburgo, em "reconhecimento da anexação da Crimeia" pela Rússia

    Uma organização de cossacos inaugurou, neste sábado (16), um busto do presidente russo Vladimir Putin como um imperador romano perto de São Petersburgo, em "reconhecimento da anexação da Crimeia" pela Rússia

Uma organização de cossacos inaugurou um busto do presidente russo Vladimir Putin como um imperador romano perto de São Petersburgo, em "reconhecimento da anexação da Crimeia" pela Rússia.

"Queríamos imortalizar Vladimir Putin como um vencedor e estadista que devolveu a Crimeia à Rússia", declarou à AFP Andrei Polyakov, líder da associação "Ibris", que reúne os cossacos de St. Petersburgo.

Originalmente cavaleiros de elite do exército czarista, os cossacos se organizaram ao longo dos séculos em várias comunidades em diversos territórios do antigo império russo. Segundo Poliakov, "quase 700 cossacos de origem" vivem em São Petersburgo e sua região.

O busto do presidente russo vestindo uma toga "de material sintético não muito caro" imitando bronze, é obra do escultor Pavel Grechnikov. Com cerca de 50 centímetros de altura, foi inaugurado na localidade de Kassimovo, 20 km ao norte de São Petersburgo, em terras pertencentes à associação, na presença de uma dúzia de pessoas em uniforme tradicional dos cossacos e ao som do hino nacional russo.

"A imagem de um imperador romano é o da sabedoria", e esta corresponde ao "papel histórico de Vladimir Putin, que conseguiu reunir a Rússia e a Crimeia", disse Poliakov.

A anexação da península ucraniana em março 2014 e o apoio dado por Moscou aos separatistas no leste da Ucrânia levaram a uma deterioração sem precedentes desde o fim da Guerra Fria das relações entre a Rússia e o Ocidente, que impôs pesadas sanções econômicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos