Holanda proíbe uso do véu islâmico integral em alguns locais públicos

Em Haia

  • Jerry Lampen/ANP/AFP

    Mulher vestindo burca passa pelo Palácio de Justiça, em Haia, na Holanda

    Mulher vestindo burca passa pelo Palácio de Justiça, em Haia, na Holanda

O governo holandês anunciou nesta sexta-feira (22) a proibição do uso do véu islâmico integral em alguns lugares públicos, e ressaltou que o projeto de lei deverá ser aprovado pelo Parlamento.

"As vestimentas que ocultam o rosto serão proibidas nos centros de educação e de saúde, do governo e nos transportes públicos", indicou o Ministério do Interior em um comunicado.

A proibição não se aplica à utilização de véu integral nas ruas, exceto nas "situações específicas em que exista a necessidade de que as pessoas sejam vistas" ou por motivos de segurança, disse o primeiro-ministro Mark Rutte à imprensa, após uma reunião de gabinete.

"A lei não tem nenhum contexto religioso", disse Rutte.

O governo diz que "tentou encontrar um equilíbrio entre a liberdade das pessoas de se vestir como quiserem e a importância de uma comunicação recíproca e reconhecível".

Uma lei anterior que proíbe a burca inclusive nas ruas, e que data de um governo anterior de Eutte - e que era apoiada pelo líder populista anti-islã Geert Wilders - será retirada.

O governo diz agora que "não vê razão para uma proibição (da burca) aplicável em todos os lugares públicos".

Segundo a televisão pública holandesa, entre 100 e 500 mulheres usam o véu integral na Holanda, a maioria delas ocasionalmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos