Morte de jovem negra em prisão levanta suspeitas nos EUA

Em Chicago

  • Louis DeLuca/The Dallas Morning News/AP

    Pessoas protestam pela morte de Sandra Bland em prisão no Texas

    Pessoas protestam pela morte de Sandra Bland em prisão no Texas

A morte de uma jovem negra detida por um incidente de trânsito menor e apresentada como suicídio pelas autoridades do Texas desperta suspeitas nos Estados Unidos, em meio à tensão entre a comunidade negra e a polícia.

Os promotores anunciaram nesta segunda-feira (20) que divulgarão imagens gravadas por uma câmera que revelam que ninguém entrou ou saiu da cela de Sandra Bland, 28 anos, antes de a jovem ser encontrada morta.

As suspeitas foram provocadas por outro vídeo, que mostra a prisão da jovem, imobilizada no chão e algemada por não ter sinalizado adequadamente ao mudar de faixa no trânsito.

"Obrigado por gravar isto. Por causa de um sinal fui jogada no chão e tudo mais", disse a jovem quando era colocada em um carro pela polícia.

O vídeo circula nas redes sociais com a hashtag #IfIDieInPoliceCustody.

Sandra Bland sofreu de depressão no passado, mas sua família não acredita que tenha cometido suicídio na prisão, e pediu a realização de uma autopsia independente porque não acredita na conclusão do médico legista local.

"Tratando-se da Sandy que conheço isto é inconcebível", disse sua irmã Sharon durante entrevista coletiva.

A jovem estava a ponto de começar em um novo emprego, em sua universidade na região de Houston, quando foi detida no dia 10 de julho, às 16h30 no horário local. Três dias mais tarde, foi encontrada morta na cela, às 9h, segundo o xerife do condado de Waller.

Sandra Bland era militante do movimento "BlackLivesMatter", nascido durante a onda de manifestações de rua após a morte de um jovem negro por um policial branco em Ferguson (Missouri).

"Não podemos deixar de ficar furiosos diante de uma situação onde, claramente, a vida dos negros não conta", disse Sandra em um vídeo em sua conta do Facebook. "Pode estar lá, se entregar à polícia, e mesmo assim o matam".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos