Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia critica 'histeria' dos EUA sobre conflito na Ucrânia

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante entrevista coletiva em Moscou -
Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante entrevista coletiva em Moscou

Moscou

21/11/2021 09h37

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, criticou neste domingo (21) a "histeria" dos Estados Unidos sobre uma possível invasão da Ucrânia por parte da Rússia, depois que países ocidentais acusaram Moscou de concentrar suas tropas perto da ex-república soviética.

"Essa histeria está sendo gerada artificialmente", declarou Peskov na televisão pública.

"Aqueles que trouxeram suas forças armadas do exterior estão nos acusando de realizar uma atividade militar incomum em nosso próprio território. Isso é o que os Estados Unidos são", acrescentou.

"Não é lógico nem decente", acrescentou.

Peskov também disse aos "Estados Unidos e seus aliados" que não reforcem mais suas tropas perto das fronteiras russas. Moscou tem denunciado essa movimentação com frequência, por considerar que se trata de uma ameaça à sua segurança.

No sábado (20), o secretário de Estado americano, Antony Blinken, voltou a afirmar que os Estados Unidos têm "sérias preocupações em relação às atividades militares incomuns da Rússia em sua fronteira com a Ucrânia".

"Estamos realmente preocupados com certa retórica que temos visto e ouvido, tanto por parte da Rússia quanto nas redes sociais", declarou Blinken à imprensa em Dacar, última etapa de sua viagem pela África.

Segundo ele, estas preocupações são "amplamente compartilhada" pelos aliados dos Estados Unidos.