Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro ataca jornalistas e diz que são 'raça em extinção'

Presidente Jair Bolsonaro posa para fotos ao deixar Palácio da Alvorada -
Presidente Jair Bolsonaro posa para fotos ao deixar Palácio da Alvorada

07/01/2020 09h03

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (6) que os jornalistas brasileiros são uma "raça em extinção", em mais um ataque contra a imprensa. A declaração foi dada enquanto o mandatário conversava com eleitores e jornalistas na entrada do Palácio da Alvorada.

"Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente]. "Vocês são uma raça em extinção", disse.

Bolsonaro afirmou que cada vez menos os cidadãos confiam na imprensa e ressaltou que ler jornais diariamente resulta em desinformação, além de envenenar.

"Cada vez mais gente não confia em vocês. E eu quero que vocês sejam, realmente, uma força no Brasil. É importante a informação, e não a desinformação ou o fake news. Perguntar aqui, por exemplo, eu cancelei todos os jornais no Planalto, todos, todos, não recebo mais nem jornal, nem revista. Quem quiser, que vá comprar. Porque envenena a gente ler jornal, a gente fica envenenado", acrescentou.

Após a entrevista, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou uma nota na qual considerou a declaração "estapafúrdia" e ressaltou que enquanto a informação for uma "necessidade vital nas sociedades modernas", o jornalismo existirá. "E, com certeza, sobreviverá por mais tempo do que políticos inimigos da democracia, que, estes sim, tendem a ser engolidos pela história", finalizou o comunicado.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.