Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro critica mensagem do papa Francisco em favor da Amazônia

"Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres", escreveu o pontífice em uma rede social - Remo Casilli/Reuters
"Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres", escreveu o pontífice em uma rede social Imagem: Remo Casilli/Reuters

14/02/2020 20h22

SÃO PAULO, 14 FEV (ANSA) - O presidente Jair Bolsonaro criticou a mensagem divulgada pelo papa Francisco na última quarta (12), em favor da proteção da Amazônia, e afirmou que a floresta "é nossa".

A declaração rebate a publicação do pontífice em que diz: "Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida. #QueridaAmazonia".

Para Bolsonaro, no entanto, a "Amazônia é nossa. Não é como o papa tuitou ontem, não, tá?". A declaração foi dada no mesmo dia em que o papa recebeu no Vaticano o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas Bolsonaro não chegou a comentar o encontro.

Ontem (13), em sua tradicional transmissão ao vivo no Facebook, o presidente brasileiro citou o novo Conselho Nacional da Amazônia Legal e ressaltou que o objetivo é demonstrar que existe uma preocupação do país com a região.

"Foi criado nesta semana um conselho que visa proteger, preservar e desenvolver nossa Amazônia, o que é muito importante, adotar medidas preventivas contra qualquer ação que não esteja de acordo com as leis brasileiras", afirmou.

Bolsonaro também explicou que a iniciativa visa "mostrar para o mundo que estamos preocupados com a Amazônia".