Ron Paul reivindica empate virtual com Romney nos caucus do Maine


Em Washington

  • Robert F. Bukaty/AP

    Ron Paul chuta balões no palco após falar com seus militantes sobre a perda no cáucus do Maine

    Ron Paul chuta balões no palco após falar com seus militantes sobre a perda no cáucus do Maine

O pré-candidato presidencial republicano Ron Paul assegurou neste sábado perante seus seguidores no Maine que os resultados apertados dos caucus (assembléias populares) nesse estado deveriam ser considerados um empate virtual entre ele e o vencedor, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

O legislador do Texas obteve 36% dos votos (1.996), enquanto Romney liderou a disputa com 39% (2.190 votos), um resultado muito apertado, ainda mais se for levado em conta que em alguns lugares do Maine as assembléias só se reunirão no próximo fim de semana.

No entanto, o líder do Partido Republicano no Maine, que tornou públicos os resultados, advertiu que os caucus que não emitissem agora sua decisão não seriam considerados no cômputo global.

Apesar de Paul ter colocado muitas esperanças em que estes caucus lhe dessem sua primeira vitória na corrida presidencial, não desanimou e assegurou a seus seguidores que continuaria na disputa.

"A revolução continua", exclamou o legislador perante dezenas de seus seguidores, em sua maioria jovens, após saber os resultados.

O ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum obteve 18% dos votos (949 votos) e o ex-presidente da Câmara de Representantes (Deputados) Newt Gingrich alcançou somente 6% (349 votos), embora nenhum dos dois tenha desenvolvido uma campanha ativa no Maine.

Com estes resultados, Mitt Romney é até agora o candidato que conseguiu o apoio de mais delegados (120), seguido por Santorum (72), Gingrich (32) e Paul (16). Para a nomeação são necessários 1.144.

Da mesma forma que Iowa, Colorado e Minnesota, o comitê republicano do Maine é não vinculativo, por isso que nenhum dos 21 delegados do Partido Republicano que estão em jogo no estado é obrigado a votar em um candidato em especial.

A próxima grande reunião eleitoral das primárias republicanas acontece no dia 28 de fevereiro, nos estados de Arizona e Michigan, ambos considerados chave nas eleições de novembro, nas quais o presidente Barack Obama buscará a reeleição com o partido Democrata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos