Mitt Romney arrasa nas primárias de Porto Rico


Em San Juan

  • Win McNamee/Getty Images/AFP

    Ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e sua mulher Ann Romney após discurso do pré-candidato

    Ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e sua mulher Ann Romney após discurso do pré-candidato

A disposição de Mitt Romney de apoiar a adesão de Porto Rico aos Estados Unidos, assim como o apoio do governo local e sua atenção na economia, facilitaram que o pré-candidato republicano ficasse neste domingo (18) com mais de 80% dos votos e os 20 delegados em jogo nas primárias deste estado livre associado.

"Ann (sua esposa) e eu estamos profundamente agradecidos à boa gente de Porto Rico por seu apoio. Com uma população maior que a de 22 estados, esta ilha contribui de muitas maneiras para a vitalidade de nosso país", disse Romney após os resultados serem divulgados.

"Trabalhar para avançar nas fortunas desta ilha e melhorar a vida de todos os que vivem aqui será um grande objetivo de minha Presidência", acrescentou em comunicado.

"Romney ganhou as primárias de Porto Rico", confirmou à Agência Efe José Menéndez Ortiz, comissário eleitoral do partido republicano local. Com uma apuração de 44,08% no centro de acompanhamento eleitoral, Romney tinha 83,42% dos votos, Rick Santorum 7,74%, Newt Gingrich 2,07% e Ron Paul 1,11%.

O fato de contar com mais de 50% dos votos dá a Romney todos os delegados em jogo na ilha caribenha e lhe permite avançar nesta longa corrida pela nomeação à candidatura presidencial para enfrentar em novembro Barack Obama.

Com a clara vitória deste domingo, Romney tem o caminho mais aberto para a próxima primária do partido, que acontecerá na terça-feira em Illinois.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos