Ministério do Trabalho vai revisar todos os convênios depois de escândalo

Em Washington

  • Jim Young/Reuters

    Romney qualificou como "vergonhosa" a atitude da Casa Branca de "pedir perdão por defender os valores"

    Romney qualificou como "vergonhosa" a atitude da Casa Branca de "pedir perdão por defender os valores"

Brasília, 12 set (EFE).- O Ministério do Trabalho do Brasil instalou nesta quinta-feira uma comissão que revisará todos os convênios com repasse de recursos públicos a entidades privadas e ONGs, em resposta ao escândalo divulgado esta semana.

A comissão foi instalada em decreto publicado hoje no Diário Oficial e terá 12 funcionários diretos do Ministério e dez das superintendências regionais analisará a prestação de contas de convênios já expirados.

A prioridade será na revisão dos contratos que não foram aprovados na fiscalização de órgãos como a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União, a Procuradoria ou o Tribunal de Contas da União.

A comissão foi criada três dias depois de a PF desmontar uma rede de corrupção dentro do Ministério acusada de desviar R$ 400 milhões em recursos públicos.

O escândalo custou o cargo do vice-ministro da pasta, Paulo Roberto Pinto; do coordenador de Contratos do Ministério, Geraldo Riesenbeck, e de um assessor direto do ministro Manoel Dias, além da prisão de 23 pessoas acusadas de pertencer à quadrilha.

A rede de corrupção supostamente se beneficiava de fraudes em licitações que favoreciam empresas e ONGs que não prestavam os serviços contratados, ou o faziam cobrando valores superfaturados.

Segundo a investigação, as fraudes ocorreram no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Amapá, Paraná, Roraima, Pernambuco e no Distrito Federal.

Em dezembro de 2011, um escândalo de fraudes semelhante derrubou o então ministro do Trabalho Carlos Lupi.

O principal intermediário no novo escândalo é a ONG Instituto Mundial do Desenvolvimento e da Cidadania, que se beneficiou de vários contratos sem realizar os serviços encomendados.

A Polícia Federal informou que também investiga contratos com valor de R$ 7 milhões assinados por outros dois ministérios, Turismo e Ciência e Tecnologia, com entidades privadas vinculadas à ONG.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos