Retorno da União Soviética já é realidade, diz presidente da Romênia

Em Nova Déli (Índia)

Bucareste, 19 mar (EFE).- A invasão russa da Geórgia em 2008 e a atual anexação da península ucraniana da Crimeia à Rússia são exemplos de que o temor da reconstituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) já é uma "realidade política", afirmou nesta quarta-feira o presidente da Romênia, Traian Basescu.

"A ideia de restaurar a URSS é uma realidade política. E não digo para ofender a Rússia", disse o presidente da Romênia, que tem na Rússia seu segundo maior parceiro econômico, depois da União Europeia (UE).

O chefe de Estado romeno argumentou que a guerra da Geórgia em 2008 e o plebiscito da Crimeia a favor de sua adesão à Federação Russa "surpreenderam a União Europeia".

Em entrevista coletiva conjunta com o presidente da Moldávia, Nicolae Timofti, Basescu advertiu que outro "sinal de alarme em relação à segurança na zona" é que o parlamento russo vai debater amanhã a solicitação da região moldávia pró-Rússia da Transnístria de se unir à Rússia.

"Não esperamos uma decisão propício à Moldávia, mas espero que não seja pior do que foi feito pela Rússia na Crimeia", disse o presidente moldávio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos