No dia da Vitória, Putin diz que Rússia fortalecerá segurança no mundo

Em Moscou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que seu país fará de tudo para fortalecer a segurança no mundo em uma alocução na Praça Vermelha, prévia à tradicional parada militar por causa do Dia da Vitoria sobre a Alemanha nazista.

"Faremos tudo para fortalecer a segurança no mundo", ressaltou o chefe do Kremlin desde a tribuna instalada junto ao mausoléu de Vladimir Lênin, o fundador do Estado soviético, para celebrar o 68º aniversário da Vitória.

Nas tribunas, além de autoridades civis e militares, membros do corpo diplomático e convidados estrangeiros se misturavam entre vários veteranos de guerra.

"Sempre lembraremos que precisamente Rússia, a União Soviética, jogou por terra os planos arrogantes e sangrentos dos fascistas, os impedindo de conquistar o mundo", enfatizou Putin.

A União Soviética perdeu 27 milhões de vidas na Grande Guerra Pátria, como se denomina na Rússia o período da Segunda Guerra Mundial compreendido entre os dias 22 de junho de 1941 e a capitulação da Alemanha.

"Vossos sacrifícios e perda são incomensuráveis. Honraremos eternamente vossas façanhas, guardaremos luto pelos caídos e sempre defenderemos a verdade sobre a guerra", disse Putin se dirigindo aos veteranos.

A parada militar na Praça Vermelha é transmitida ao vivo pela televisão russa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos